14/05/2021 - SMI - Infraestrutura
Nova etapa da restauração da passarela será feita no local
Alinhamento e soldagem dos módulos das rampas, e pintura final, poderão ser vistos por quem transitar pela região

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Serviços em rampa da passarela vão ser realizados na Beira-Mar

Uma das rampas de acesso da passarela metálica da Avenida Governador Irineu Bornhausen, no complexo do Elevado Vilson Kleinubing, próximo ao Centro Integrado de Cultura (CIC), voltou ao local na manhã desta sexta-feira (14), dividida em três módulos, os quais serão devidamente alinhados e soldados no canteiro que fica no lado oposto ao do mangue. Mas a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, esclarece que a reinstalação ainda depende da finalização da restauração das outras três rampas e das travessias que perfazem a estrutura da passarela (o que está em andamento no galpão da empresa contratada para executar os serviços), que também passarão por esse processo. Isso porque a reinstalação da passarela será feita de forma conjunta para evitar transtornos ao trânsito.

Na Beira-Mar, além do alinhamento e da soldagem, as rampas vão receber uma terceira camada de pintura, a de acabamento. A primeira etapa consiste na aplicação de um primer, sobre o qual é aplicada uma pintura intermediária anticorrosiva. Antes disso, no galpão, tanto as rampas quanto as demais partes da passarela passam por um jateamento para retirada da ferrugem. Somente após a recolocação de toda a estrutura, será a vez de assentar as novas placas de concreto que compõem o piso da travessia, para, então, liberá-la ao tráfego de pedestres.

A empresa A J Montagem e Serralheria Eireli – EPP se comprometeu, junto à gestão municipal, a restaurar tanto esta passarela quanto a da Avenida da Saudade, também nas proximidades do CIC, nos próximos 90 dias.

Passarela da Avenida da Saudade

No caso da passarela da Avenida da Saudade, foi feito, até o momento, a remoção parcial das placas de concreto correspondentes a duas das quatro rampas, a fim de que ela possa continuar sendo usada pelos transeuntes. A próxima fase envolve a retirada das demais placas e da estrutura metálica em si para a realização dos devidos serviços de raspagem e de pintura. Essa etapa só ocorrerá quando a passarela da Avenida Irineu Bornhausen já estiver reinstalada.

Cabe destacar que, das oito rampas das duas passarelas – cada passarela tem quatro rampas – somente uma delas, na Avenida da Saudade, precisará ter a estrutura metálica substituída por uma totalmente nova, em decorrência do alto grau de corrosão. No mais, as obras envolvem ainda a substituição de elementos metálicos com elevado grau de corrosão.