28/05/2021 - SMSP - Segurança
Prefeitura entrega novas viaturas e nova base da GMF na região Norte
Canasvieiras foi o local escolhido para abrigar o novo ponto e reforça o policiamento de proximidade promovido pela corporação em diversos bairros

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Canasvieiras foi o local escolhido para abrigar o novo ponto

O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entregou oficialmente, na na noite da última quinta-feira, 28/05, uma nova base operacional da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), a força policial da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Florianópolis. Com mais de 10 mil habitantes e localizada a 27 quilômetros da região central, o bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha, foi o bairro escolhido para sediar o ponto. A nova Central conta com a atuação de 22 agentes e com a alocação de cinco viaturas fixas.

O Prefeito Gean Loureiro também entregou as 14 novas viaturas adquiridas via locação, em substituição de veículos mais antigos. A cerimônia fez parte da comemoração dos 17 anos de criação da GMF na Capital. “Temos muito orgulho de tudo que estamos conquistando nesse momento, que são frutos de um longo e sério trabalho realizado nos últimos anos. Desejo vida longa à nossa GMF e que possam continuar sendo referência para a nossa metrópole”, comentou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

A nova base já está em pleno funcionamento e após a solenidade, deu início a sua primeira ação no Norte. Os agentes realizaram neste uma blitz educativa para se apresentar à população. O trabalho na região seguirá promovendo o policiamento de proximidade, à exemplo do que vem sendo realizado em outros bairros pela GMF, o que inclui rondas no entorno do comércio, praças e parques, por exemplo.

“Com mais essa conquista, a cidade, em especial a região Norte adquire uma nova força para garantir a segurança e ordem pública. Com um crescimento acelerado que atrai cada vez mais, moradores e turistas, se faz necessário esse reforço. Sem dúvida, um grande avanço para nossa corporação. Estamos comemorando esse momento com muito trabalho, como tem que ser”, explica o Secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.

Com 36 bairros distribuídos em cinco distritos, o Norte da Ilha é a região mais populosa da Capital. Com um ecossistema de turismo muito demandado por conta dos seus balneários e ampla infraestrutura de hotelaria e gastronomia, a localidade registra um amplo crescimento demográfico, fazendo com que seja necessária uma ampla rede de segurança para atender a sua população local.

“Além do próprio bairro Canasvieiras, todo o entorno e bairros vizinhos serão impactados positivamente a curto e longo prazo através dessa nova realidade que será construída com esse reforço no policiamento da região. Nossos votos são para que a população comte conosco sempre que precisar e em qualquer lugar”, finaliza o Comandante da Guarda Municipal, o agente Brasil.
Mais cedo, ainda na tarde da última quinta-feira, na base da corporação localizada na região Continental, agentes das primeiras turmas receberam homenagens em prol do seus trabalhos realizados nos últimos anos.

Sobre a atuação da GMF

Tendo a sua primeira turma formada em maio de 2004, a Guarda Municipal de Florianópolis completou 17 anos com diversos trabalhos em prol da segurança pública na cidade. A corporação conta com a Ronda Ostensiva do Município de Florianópolis (ROMU) e com o Núcleo de Operações com Cães (NOC).

A instituição realiza a Blitz da Lei Seca, e do Sossego, Operações A Praça é Nossa, Fio Desencapado, além do projeto Guardião. A GMF também participa diariamente da força-tarefa multisetorial que fiscaliza o cumprimento das medidas de controle da pandemia na Capital. Ao todo, a corporação conta com 182 agentes integrados ao seu efetivo.