28/05/2021 - FLORAM - Meio Ambiente
Prefeitura evita invasão no Alto da Caieira do Saco dos Limões
Ação coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente demoliu 10 estruturas irregulares ao lado do Neim Evandro de Souza

foto/divulgação: Divulgação Floram/SMMA

Demolição de construções irregulares em área pública e de proteção ambiental

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), interveio na manhã desta sexta-feira (28) para evitar invasão de área pública e supressão de vegetação no Alto Caieira, ao lado do Núcleo de Educação Infantil Municipal Evandro de Souza.  De acordo com o secretário Fábio Braga, a operação foi efetiva e sem conflito.

Coordenada pela SMMA, a ação envolveu em torno de 40 pessoas da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Floram, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Militar (Tático e Canil). Foram demolidas duas casas com telhado, cinco casas com piquete e piso e outras três estruturas que já estavam sendo montadas sobre a vegetação.

A população acompanhou de longe, sem manifestações ou tentativas de reação, já que se tratava de preservar o terreno do Neim Evando de Souza. Não houve aproximação à área do assentamento Mariele, ocupação que está judicializada.

"A ocupação irregular é um problema grave na cidade, que inicia na questão ambiental e impacta a segurança pública. Por isso, esta integração passa a ocupar um lugar de destaque na agenda da secretaria de segurança, que estará cada vez mais envolvida nestas ações", comenta o Secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.

Inteligência para monitorar invasões

O secretário Fábio Braga conta que a SMMA recebeu denúncia sobre a invasão nessa área pública e de preservação limitada (APL). Na semana passada, ocorreu monitoramento com drone e vistoria da Defesa Civil que constatou a supressão de vegetação e início de obras irregulares. Como não havia moradia habitada ainda, mas indícios de que as casas poderiam ser ocupadas neste final de semana, a ação foi deflagrada na manhã desta sexta. Às 8h30min, a Polícia Militar cercou a área para que as equipes da Floram realizassem as demolições.

Semanalmente, aponta Braga, será monitorada a área para que não haja nova invasão. “Não só ali, mas em toda a cidade impediremos construções irregulares em áreas públicas ou de preservação”, garante o secretário. As intervenções terão sempre suporte de inteligência e tecnologia para que possam ser feitas antes da conclusão e em construções ainda desabitadas.