02/06/2021 - FSLNR - Se Liga na Rede
Força-tarefa contra esgoto irregular lacra ligações clandestinas no Norte da Ilha
Blitz Sanear autua e intima, ao longo da última semana, proprietários em sete bairros de Florianópolis

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede

Fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária conversam com morador do Norte da Ilha durante operação de fiscalização

A Blitz Sanear, força-tarefa de fiscalização da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, lacrou ligações clandestinas e multou, autuou e intimou, nesta semana, proprietários de imóveis com esgoto irregular em sete bairros da capital.


Dois lacres foram efetuados pela equipe no Santinho, no Norte da Ilha, durante operação na manhã de terça-feira (25), contra um comércio na Est. Ver. Onildo Lemos e um condomínio na Rua do Tico Tico. Com extravasamento de esgoto a céu aberto, os dois imóveis, além dos lacres, receberam infração da Vigilância Sanitária. 


Na mesma ação, o responsável por um terceiro condomínio, também na Rua do Tico Tico, foi autuado pela Floram por lançar o esgoto de pias de cozinha, tanques, máquinas de lavar roupa, lavatórios e chuveiros diretamente na rede de drenagem pluvial. A força-tarefa retornou ao Santinho no dia seguinte, quarta-feira (26), e autuou mais um imóvel no bairro, localizado na Servidão do Jornalista, pela mesma irregularidade. 


Ainda no Norte da Ilha, a Floram multou por crime ambiental o dono de uma casa no Sambaqui, na Rua Gécio de Souza e Silva, flagrado com fossa extravasando até a rede pluvial, e deu dois dias para que o problema fosse solucionado. 


Em operações realizadas entre segunda e quarta-feira, o grupo também fiscalizou imóveis nos bairros João Paulo, Ingleses e Saco Grande. 


Sul da Ilha – A Blitz Sanear – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede – concluiu os trabalhos da semana com fiscalizações no Campeche e no Morro das Pedras.


Nesta quinta-feira (27), cinco imóveis – quatro casas e um condomínio – na Servidão Macieira, no Campeche, foram flagrados com esgoto conectado à pluvial ou extravasamento de fossa. A operação resultou em quatro autuações da Floram e duas intimações da Vigilância Sanitária.


Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Com mais de 130 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.