22/06/2021 - SMI - Infraestrutura
Segunda-feira de recuperação dos danos causados pelas fortes chuvas
Limpeza e abertura de valas, além de drenagem, foram os principais serviços executados. Mas já foi iniciada a recuperação da área da tubulação deslocada que interditou a ligação entre a Vargem Grande e o Rio Vermelho

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Obras em andamento na ligação entre a Vargem Grande e o Rio Vermelho

A Prefeitura de Florianópolis trabalhou nesta segunda-feira (21), na limpeza e na abertura de valas, além de drenagem, sobretudo nas regiões Sul e Norte, as mais prejudicadas pelas fortes chuvas do final de semana. O secretário Valter Gallina calculou em cerca de R$ 2 milhões os danos causados em 52 vias públicas, mas destacou que um total de R$ 10 milhões devem ser investidos na recuperação delas e na execução de duas importantes obras de infraestrutura que prometem amenizar problemas em tempo muito chuvoso.

Segundo Gallina, esta semana ainda deve ser encaminhado para licitação a obra de pavimentação e drenagem da Rua Laura Duarte Prazeres (paralela à Avenida Pequeno Príncipe), a maior via do Campeche, no Sul da Ilha, sem pavimentação. Ela é de chão batido e receberá asfalto em toda a sua extensão, assim como ela e o seu o entorno terão a recuperação do sistema de drenagem. Já na segunda quinzena de julho deve ir para licitação a obra de macrodrenagem da Rua Cândido Pereira dos Anjos, conhecida como a Rua Geral do Travessão, uma das principais vias do Rio Vermelho, no Leste da Ilha. A via é cenário dos principais alagamentos locais e as melhorias também vão abranger a sua redondeza.

Limpeza pública

Nesta segunda-feira, no Sul da Ilha, a Rodovia Açoriana, no Ribeirão da Ilha, teve o barro que desceu dos morros próximos sobre a via retirado, enquanto na Tapera foi feita uma série de desobstruções de bocas de lobo. Nestes dois bairros, assim como no Rio Tavares, no Morro das Pedras e no Campeche também foram abertas valas, principalmente, em terrenos baldios, para escoamento natural da água da chuva. A drenagem com o auxílio de caminhão hidrojato precisou ser feita no Campeche, em pequenos trechos de vias, e na tubulação que ainda estava obstruída, e na Costa de Cima do Pântano do Sul. Mas o mesmo serviço foi feito com motobomba nos Açores e no Centro do Pântano do Sul.

Na Região Norte foi iniciada a recuperação da área que teve a tubulação sob a Estrada Cristovão Machado Campos deslocada pela força das águas, tendo causado ruptura do pavimento asfáltico da via. Por conta disso, essa importante ligação entre a Vargem Grande e o Rio Vermelho está interditada por tempo indefinido. Ainda na região, a Prefeitura trabalhou com hidrojato em cinco ruas alagadas nos Ingleses.

No Leste da Ilha, o mesmo serviço foi executado em quatro ruas no Rio Vermelho e em ponto específico da Barra da Lagoa, próximo à Intendência.

Durante a semana, as regiões passarão por revisão do sistema de drenagem, nos pontos que sofreram alagamentos, para realização dos reparos que se fizerem necessários.