30/06/2021 - SMS - Saúde
Florianópolis inaugura Serviço de Reabilitação Fisioterápica pós-Covid
Serviço será integrado com atenção primária à Saúde que já oferece acompanhamento nos Centros de Saúde

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Fisioterapia

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura nesta quinta-feira, 1º de julho, o primeiro Serviço de Reabilitação de Fisioterapia pós-Covid-19. O local funcionará na Policlínica Sul e terá encaminhamento pelas equipes de Saúde da Família. A equipe inicial na Policlínica Sul será formada por fisioterapeutas com formação na área respiratória para atuar na avaliação e reabilitação dos pacientes. Demais categorias profissionais podem vir a se inserir dependendo da necessidade. 
 
O serviço funcionará nas terças e quintas-feiras, das 13h às 19h, e fará atendimento mediante encaminhamento das equipes de saúde da família. O tempo total de atendimento de cada paciente será definido pelos fisioterapeutas responsáveis, conforme o grau de dificuldade relatado pelo paciente e avaliado pelos responsáveis, podendo chegar até 6 semanas de acompanhamento. O tempo é necessário para o completo reestabelecimento da função pulmonar e das atividades funcionais indispensáveis à realização das atividades de vida diária sem apresentar dificuldades. 
 
Serão atendidas pessoas que apresentam sinais respiratórios ou que estão com alguma dificuldade para realizar tarefas diárias, conforme avaliação da equipe de Saúde da Família. O atendimento, ou consulta, se há demanda espontânea na Unidade, deve ser feito por meio da equipe de Saúde da Família. Todos os contatos estão disponíveis por meio do link: https://sus.floripa.br/centrosdesaude/. 
 
As Unidades de Saúde já realizam serviço de reabilitação pela equipe multiprofissional e farão encaminhamento para o Serviço de Reabilitação das policlínicas, quando necessário.