12/07/2021 - FSLNR - Se Liga na Rede
Blitz Sanear interdita e multa por crime ambiental hostel e restaurante na Barra da Lagoa
Estabelecimento lançava esgoto de diversos pontos diretamente em córrego vizinho, próximo à praia; interdição vale até a regularização do local

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede

Equipe da Blitz Sanear confirma esgoto irregular em hostel interditado e multado na Barra da Lagoa

Em sua primeira operação da semana, a Blitz Sanear, força-tarefa de fiscalização contra esgoto irregular da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, interditou e multou por crime ambiental um hostel com restaurante na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha de Santa Catarina.

Testes com corante apontaram que o estabelecimento, localizado na Servidão Caminho da Prainha, apresentava uma série de irregularidades que justificaram as medidas tomadas pelos fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária presentes na ação desta segunda-feira (12).

O esgoto de pias de cozinha, lavatórios e chuveiros de mais de um pavimento era lançado diretamente em córrego localizado ao lado do imóvel. Além disso, a fossa, com efluentes dos banheiros, infiltrava e vazava no mesmo local.

Com a comprovação das irregularidades, a Vigilância Sanitária interditou o estabelecimento até que sejam regularizadas as ligações de esgoto e a Floram multou o responsável por crime ambiental.

Na semana passada, também na Barra da Lagoa, uma operação da Blitz Sanear resultou no lacre da tubulação de um restaurante que despejava gordura diretamente no canal que liga a Lagoa da Conceição à praia.

A força-tarefa – formada por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Casan e ECHOA Engenharia – continua com operações de fiscalização diárias até quinta-feira (15), movendo-se para outros bairros de Florianópolis.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 130 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações nos bairros Centro, Campeche, Barra da Lagoa, Santinho, Ingleses, Estreito e Monte Cristo.