16/07/2021 - SMI - Infraestrutura
Prefeitura inicia últimos içamentos da passarela da Irineu Bornhausen
Toda a estrutura metálica da travessia estará reinstalada até o dia 31 de julho

foto/divulgação: Arquivo SMI

Até o momento, já foram içados três dos seis módulos que compõem a estrutura metálica da passarela.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que o içamento da rampa próxima do Terminal de Ônibus da Trindade (Titri) da passarela Irineu Bornhausen previsto para este sábado (17) está suspenso. O motivo do adiamento é o clima úmido e frio desta sexta, que prejudicou a secagem do material utilizado em uma das partes, impossibilitando que se atingisse o padrão exigido de pintura e a solda da rampa.

O içamento da rampa deverá acontecer ainda durante esta semana. O cronograma para os outros módulos da passarela Irineu Bornhausen está mantido.

Até o momento, já foram içados três dos seis módulos que compõem a estrutura metálica da passarela - a rampa próxima ao CIC, a travessia principal sobre a Avenida Governador Irineu Bornhausen, e a travessia menor sobre a marginal.

Inicialmente, no galpão da empresa contratada para a execução das obras, a A J Montagem e Serralheria Eireli – EPP, os módulos passam por jateamento para retirada da ferrugem e pelas duas primeiras camadas de pintura (um primer e uma pintura intermediária anticorrosiva). Depois, no próprio canteiro da Beira-Mar Norte, antes de serem içados, eles têm alinhamento e soldagem, e, após a reinstalação, recebem a terceira camada de pintura, a de acabamento.

Próximas etapas

Os próximos içamentos de módulos estão previstos para acontecerem nas manhãs dos sábados seguintes, dias 24 e 31 de julho. Nestes dias, serão içados os dois últimos módulos, relativos às duas rampas que ladeiam o mangue, no sentido Trindade-Agronômica. Eles encontram-se no galpão da empresa.

Só depois de todos os módulos reinstalados é que serão assentadas as novas placas de concreto que compõem o piso da travessia, para, então, liberá-la ao tráfego de pedestres e ciclistas.

Avenida da Saudade

No caso da passarela da Avenida da Saudade, foi feito, até o momento, a remoção parcial das placas de concreto correspondentes a duas das quatro rampas, a fim de que ela possa continuar sendo usada pela população. A próxima fase envolve a retirada das demais placas e da estrutura metálica em si para a realização dos devidos serviços de raspagem e de pintura. Essa etapa só ocorrerá quando a passarela da Avenida Irineu Bornhausen já estiver totalmente reinstalada.