29/07/2021 - FLORAM - Meio Ambiente
Prefeitura faz campanha para dar nome a Jacaré do Parque do Córrego
Jacaré-do-papo-amarelo chegou em 2020 ao local, e agora faz companhia para Harolda, jacaré-fêmea que já habita o local. Escolha ocorrerá pelo Instagram da Prefeitura de Florianópolis.

foto/divulgação: FLORAM/PMF

Prefeitura faz campanha para dar nome a Jacaré do Parque do Córrego

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Floram, lança nesta quinta-feira uma campanha para escolher o nome do jacaré-do-papo-amarelo que habita o Parque Ecológico do Córrego Grande. O animal, que chegou ao local no ano passado, faz companhia para Harolda, já moradora do parque há alguns anos.

Harolda havia sido inicialmente batizada de Haroldo pelos funcionários do Departamento de Educação Ambiental da Floram — que tem sua sede no parque —  em homenagem a um dos colaboradores. No mesmo ano em que chegou no parque, Haroldo colocou 15 ovos, e então se descobriu que se tratava de um jacaré-fêmea. Haroldo, então, teve seu nome mudado para Harolda.

O novo nome do companheiro de Harolda será escolhido através do Instagram da Prefeitura de Florianópolis (instagram.com/prefflorianopolis). Nesta quinta-feira, uma publicação foi feita lançando a ideia, e as pessoas podem participar nos comentários, dando sugestões de nomes para o companheiro de Harolda. Na segunda-feira, as melhores ideias vão para votação por meio de uma enquete nos stories, que ficará disponível por 24h. O nome mais votado será o escolhido.

Quer participar? Acesse o post no instagram e deixe sua sugestão nos comentários:

A espécie

O jacaré-do-papo-amarelo tem seu habitat no sudeste da América do Sul, sendo que 70% da espécie está localizada no leste do Brasil, principalmente no bioma da Mata Atlântica. Na maioria das vezes, sendo encontrado em ecossistemas costeiros como mangues, pântanos, lagos, rios. Seu risco de extinção é menos preocupante, porém deve ser monitorado devido o aumento das cidades diminuindo seu habitat.

A presença dos jacarés em áreas como o Parque do Córrego reforça a importância da preservação de corredores ecológicos entre áreas de conservação e áreas verdes em centros urbanos. Tanto a Harolda quanto o novo jacaré escolheram viver no parque, e só conseguiram entrar neste ambiente porque havia corredores nesta paisagem que possibilitou o deslocamento da espécie.

A visitação à Harolda e ao outro jacaré do Parque Ecológico do Córrego Grande pode ser feita todos os dias, das 7h às 18h, respeitando, porém, os avisos distribuídos pelo local, por se tratar de um animal silvestre. O uso de máscaras dentro do Parque é obrigatório.

Parque Ecológico do Córrego Grande
Rua João Pio Duarte Silva 535, Córrego Grande.