27/08/2021 - SME - Educação
Horta "tatu bola" faz sucesso no Neim Poeta João da Cruz e Sousa
Frutas e verduras são utilizadas na alimentação da unidade

foto/divulgação: Arquivo SME

Crianças plantam e colhem do próprio canteiro

O nome surgiu por causa dos insetos que são muito queridos pelas turminhas e motivo de brincadeiras no parque.

 

 

 

Praticamente todos os grupos têm seu próprio canteiro, onde podem sempre ser encontradas saladas, verduras, hortaliças e temperos. A produção especial do momento é a da couve, brócolis chinês, cenoura, beterraba, alface, cebolinha e salsinha.

 

 

 

Há um quadro de organização, feito para que os pequenos tenham os cuidados com a plantação, com um grupo fazendo a rega pela manhã e outro ao fim da tarde. Apesar de cada grupo ter o seu canteiro, o cuidado do espaço é coletivo.

 

 

 

A horta começou a ser construída junto ao espaço do parque, pois a ideia era de que deveriam ter livre acesso ao local sempre que quisessem.

 

 

 

Os alimentos depois que colhidos são usados na alimentação escolar. A diretora Manuela Catarina Gomes conta que as cozinheiras usam principalmente os temperos. “Muitas vezes, as crianças perguntam para elas se estão precisando de algo.  Em caso positivo,  colhem e entregam na cozinha os produtos”,  ressalta.

 

 

 

Tem um pé de acerola bem no meio de um  canteiro, onde dá para comer as frutas quando é época.

 

 

A unidade está começando a própria composteira de tipo leira, com o uso das cascas produzidas na unidade e feita com grama cortada e as folhas varridas no parque e bosque.

 

 

 

“Ter este espaço para ser explorado com essas atividades com certeza é um diferencial na forma que educamos as futura gerações, sempre trazendo uma didática alternativa e divertida”, afirma o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.


galeria de imagens