01/09/2021 - SMTTDE - Desenvolvimento
Florianópolis é a 1ª cidade mais inteligente da Região Sul e a 2ª do Brasil

foto/divulgação: Divulgação / PMF

Smart Cities: Florianópolis é a 1ª cidade mais inteligente da Região Sul e a 2ª do Brasil

Florianópolis recebeu nesta quarta-feira, 1º de setembro, o prêmio nacional de 2ª colocada no Ranking Connected Smart Cities e 1ª colocada na Região Sul, entre quase 700 cidades concorrentes. A Prefeitura foi representada pelo vice-prefeito Topazio Neto, na premiação que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O 1º lugar geral ficou com São Paulo e o 3º com Curitiba.


“Há dois anos estávamos em sétimo lugar, e em 2021 repetimos a segunda colocação que já havíamos conquistado em 2020. É o reconhecimento ao esforço do ecossistema de inovação e do trabalho que o setor público vem desenvolvendo no município e que passa por parcerias, capacitações e benefícios da lei municipal de inovação”, avalia Topazio. O vice-prefeito fez questão de destacar a postura do prefeito Gean Loureiro, que se recupera de uma cirurgia e não pode comparecer. “Nas duas gestões em Floripa o Gean sempre foi um entusiasta da inovação, e esse prêmio é um justo reconhecimento”, disse.


Para o prefeito Gean Loureiro, a gestão precisa estar sempre atualizada e utilizar ferramentas modernas com soluções inovadoras. “É dessa forma que Florianópolis quer ser vista para o resto do Brasil: uma cidade moderna, referência na área de tecnologia e que valoriza a qualidade de vida de cada morador”, disse.


O ranking deste ano analisou 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, quatro a mais do que na edição passada. A análise é composta por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.


Florianópolis ficou conhecida como Ilha do Silício brasileira pelo fato de ter um ecossistema tecnológico que dá origem a grandes empresas no setor. Incentivos do governo, como a criação da Lei Municipal de Inovação e o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) são responsáveis por atrair empresas de base tecnológica, contando com aproximadamente 4 mil empresas de software, hardware e serviços de tecnologia.


O conceito de cidades inteligentes defendido pelo Connected Smart Cities é o do município que provê soluções e qualidade de vida a seus habitantes, com ou sem o uso de tecnologias, e os novos indicadores trazem facilidades e melhoria à população, com o uso de tecnologia.


O evento em São Paulo segue até esta quinta-feira, 2 de setembro, e reúne especialistas, entidades, empresas e governos engajados que apresentam as melhores práticas para o desenvolvimento das cidades.