01/09/2021 - SMI - Infraestrutura
Prefeitura vai construir túnel com ciclovia no Morro da Lagoa
Com a nova travessia sentido Lagoa-Itacorubi o trânsito na SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga) se dará apenas no sentido Itacorubi-Lagoa

foto/divulgação: Divulgação/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai construir um túnel com ciclovia no Morro da Lagoa da Conceição. A concepção inicial é a de que ele tenha 1,2 quilômetro e duas pistas, sentido Lagoa-Itacorubi, interligando, especificamente, a Rua João Pachêco da Costa, no Canto dos Araçás, à Rua Salvatina Feliciana dos Santos, no Itacorubi. Com o túnel implantado, as duas pistas de mão dupla da SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga), que atualmente é a única travessia pelo Morro da Lagoa, vão passar a ser utilizadas apenas no sentido Itacorubi-Lagoa. Já os ciclistas que precisavam enfrentar o morro para fazer o trajeto vão contar com a segurança de uma ciclovia no túnel.

A licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo deve ser lançada ainda no mês de setembro. Mas a Prefeitura já iniciou as tratativas em torno das licenças ambientais relativas à obra junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). E, de parte da gestão municipal, não resta dúvida: o túnel vai fazer total diferença na mobilidade da Ilha, beneficiando as regiões central, bem como do Leste, Norte e Sul da Ilha, por tornar-se rota alternativa.

Afinal, calcula-se que na alta temporada cheguem a trafegar pelo Morro da Lagoa uma média de 58 mil veículos por dia, sendo que, fora desse período, o movimento é de 43 mil.

O secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, acredita que tanto o  projeto quanto as licenças ambientais estejam em mãos até março de 2022 quando, então, poderá ser lançada a licitação para contratação da empresa que vai executar a obra. E que o túnel levará entre 18 e 24 meses para ficar pronto.

Recursos assegurados

Os recursos para a obra já estão assegurados. O investimento total, orçado em aproximadamente R$ 150 milhões, virá de financiamento a ser efetuado junto ao Banco do Brasil. Autorização para essa obtenção de crédito foi solicitada à Câmara de Vereadores na semana passada. Ela faz parte de um pacote de mais de 500 obras de infraestrutura que somam mais de R$ 1 bilhão, sendo que, a maioria delas, serão anunciadas pela Prefeitura também neste mês de setembro.