02/09/2021 - SME - Educação
Estudantes da RME conquistam medalhas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
O teste aconteceu de maneira online ou presencial dentro das escolas

foto/divulgação: Arquivo SME

João Pedro Floriano de Oliveira da EBM Heorndina Medeiros Zeferino ganhou medalha de ouro

Na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA, a rede municipal de ensino de Florianópolis conquistou 12 medalhas. Cinco delas vieram por intermédio da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, quatro através da Escola Básica Henrique Veras e três foram obtidas pelas Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago.

A prova, que ocorre em apenas uma única etapa, coloca em prática conhecimentos sobre cometas, sistema solar, asteroides e movimentos do planeta terra. Devido à pandemia, em 2021, o teste poderia ser feito de maneira online ou presencial dentro da escola.

Arquivos com atividades práticas preparatórias foram disponibilizados para a participação na OBA.

Na Escola Básica Municipal Prof. Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, três estudantes conquistaram medalha de ouro: Ana Carolina Mendes Rosa, João Pedro Floriano de Oliveira e Otávio de Jesus Wollmann Duarte. Um ganhou medalha de prata, Bruno Gomes Flor , e Rafhael Stainbach Martins Carvalho levou a de bronze.

Na Escola Básica Municipal Henrique Veras. na Lagoa da Conceição, três medalhas de prata foram conquistadas por: Denis Rapaaki Caldeira, Eloá Makiyama da Rocha e Samuel Batista Siqueira e também uma de bronze, por Wellington Lima de Oliveira.

Já na Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi São Thiago, na Barra da Lagoa, uma medalha de prata foi conquistada por Carolina Medeiros Gonçalves e as  de bronze foram obtidas  por Maria Eduarda Schmitz Walkowski e Apolo Augusto Jurkevicz Ribeiro.

A PROVA

A OBA é realizada através de uma comissão de astrônomos que integram a Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. O teste é dividido em quatro níveis, sendo o primeiro destinado aos pequenos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental. A segunda e voltada aos estudantes dos quartos e quintos anos. A terceira engloba alunos do sexto ao nono ano e a quarta é correspondente ao ensino médio.