08/09/2021 - SME - Educação
EBM Henrique Veras utiliza brinquedo como ferramenta de alfabetização
Com diversão, a Escola Municipal de Florianópolis Henrique Veras utiliza o brinquedo para interação, criatividade e para alfabetizar

foto/divulgação: Arquivo SME

O Lego é produzido em diversos tamanhos e é indicado para crianças de diferentes faixas etárias

Na Escola Básica Municipal de Florianópolis Henrique Veras, na Lagoa da Conceição, as turmas de 1° e 2° anos do ensino fundamental receberam kits de “blocos de montar gigantes” da Secretaria de Educação da Capital para o uso em sala de aula. O tamanho do Lego é de 10 cm por 20 cm e há 60 peças.

As crianças dessas turmas têm entre 6 e 8 anos, período em que é necessário o desenvolvimento da coordenação motora fina, do raciocínio lógico e da habilidade de prever ações, planejar e construir a partir de materiais concretos, o que torna o brinquedo um ótimo recurso para estimular os estudantes nessa fase.  A observação é da professora dos anos iniciais, Mariana Ziloti Frazzi.

Em virtude das dificuldades geradas pela pandemia, parte das crianças com 6 anos ainda estão ampliando habilidades, que são pré-requisitos para o processo de alfabetização.

Nesse sentido, o Lego está sendo usado também como recurso para o desenvolvimento de conceitos relacionados a grandezas, lateralidade e sequência lógica, que são fundamentais para a compreensão da organização e da orientação dos procedimentos de escrita.

Conforme Mariana Frazzi, o lego em sala de aula ainda pode auxiliar na aprendizagem das cores, das formas e também dos cálculos, que podem ser feitos através da contagem das peças ou da atribuição de valores para as peças, proporcionando a criação de situações-problema.

“Contudo, nós entendemos”, salienta, “que mais importante do que aprender com o uso do brinquedo é desenvolver o prazer em aprender através dele e que o lego certamente pode ser um dos recursos facilitadores desse processo”.

O secretário de Educação, Mauricio Fernandes Pereira, ressalta que a Prefeitura investiu 2, 5 milhões de reais para aquisição, via licitação, de 183 tipos de brinquedos, totalizando 69.586 unidades.

Todos os equipamentos foram previamente selecionados e avaliados por educadores.

Vida mais colorida

O Lego é um brinquedo criado por uma empresa de origem Dinamarquesa e que tornou-se bastante popular no mundo todo. É composto por peças coloridas que podem ser montadas e desmontadas, possibilitando a produção de diversas representações conforme as idéias de quem as manipula.

A construção livre de objetos com o brinquedo estimula a criatividade, a imaginação e a expressão, além de contribuir para o desenvolvimento da habilidade de projetar, ordenar e planejar os desafios imaginados.

É aproveitado em ambientes como empresas, escolas, clínicas e demais instituições que os usam tanto como instrumento terapêutico para o desenvolvimento da inteligência emocional quanto como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem e em projetos de robótica e mecatrônica.

Atualmente o Lego é produzido em diversos tamanhos e é indicado para crianças de diferentes faixas etárias.