09/09/2021 - SEMAS - Social
Força-tarefa retira homem das ruas de Florianópolis
Wanderlei estava há mais de 10 anos na rua, e após o acolhimento, também retomou o contato com a sua irmã

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Wanderlei atuando como zelador.

Em julho deste ano, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde e a Força-tarefa DOA retirou um homem das ruas da Capital. Após abordado, Wanderlei Santiago foi acolhido na Passarela da Cidadania, um dos abrigos para pessoas em situação de rua em Florianópolis. No local, ele recebeu atendimento qualificado da equipe técnica e conseguiu um emprego como zelador.

A transformação na história de Wanderlei não termina apenas no trabalho novo, mas no vínculo retomado com sua irmã. Os dois não se falavam há muitos anos, visto que ele se encontrava em situação de rua há mais de 10 anos. Sua irmã acreditava inclusive, que ele tinha falecido durante este período, e ficou emocionada com o contato. Essa história é comum, pois muitas pessoas possuem resistência em aceitar auxílio, mas as equipes continuam diariamente oferecendo os serviços da Assistência Social. 

A força-tarefa DOA é composta pela Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal, Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ministério Público e Polícia Militar, realizando limpeza dos ambientes e dando outros encaminhamentos necessários em cada situação. 

A população interessada em solicitar uma abordagem social para pessoas em situação de rua pode entrar em contato das 8h às 19h de segunda a sexta-feira pelo número +55 48 9804-3846.


galeria de imagens