15/09/2021 - SEMAS - Social
PMF acolhe homem que fazia uso de álcool e ele aceita tratamento
Edmar Elias dos Santos, de 50 anos, bebe desde os 10 e aceitou tratamento pela primeira vez

foto/divulgação: Fotos: Divulgação/PMF

PMF acolhe homem que fazia uso de álcool e ele aceita tratamento

“Espero ir curando, hoje faz 7 dias que estou sem beber”. A fala é de Edmar Elias dos Santos, de 50 anos. Pela primeira vez, aceitou iniciar o acolhimento e um tratamento para parar de consumir bebidas alcoólicas, as quais consome desde os 10 anos de idade. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, o acolheu após ele ficar três anos em situação de rua. Ele já vinha sendo acompanhado pela Prefeitura e foi encaminhado à Casa de Acolhimento do Continente nesta terça-feira (14).
 
Assim como Edmar, muitas pessoas em situação de rua resistem a quem oferece ajuda, mas a insistência das equipes faz com que elas compreendam a necessidade de acolhimento adequado. 
 
Edmar é natural de Ponta Grossa, no Paraná, e começou a frequentar o Centro POP, em 2019, quando estava desempregado e em situação de rua na capital catarinense. Ele iniciou seu processo de vinculação, solicitando a guarda de documentos e máscaras. 
 
A equipe técnica passou a fazer sessões de reflexão dia a dia com Edmar, até que ele aceitou iniciar um acompanhamento neste ano. Com isso, ele pôde resgatar seus vínculos familiares, fazer segunda via dos documentos, acessar os benefícios sociais e iniciar tratamento de saúde.“Foi tudo muito bom, o acompanhamento foi excelente!”, relata Edmar, sem esconder a satisfação.
 
O Centro Pop, local que atendeu Edmar, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Rua General Bittencourt, 239 - Centro, Florianópolis. Os atendimentos às pessoas em situação de rua no local são feitos por demanda espontânea ou agendamento. Para contatar o espaço, a população deve telefonar para o número: (48) 3333-2113.


galeria de imagens