21/09/2021 - SMSP - Segurança
Agentes da Guarda Municipal são agredidos por manifestantes do Sintrasem

foto/divulgação: Reprodução / GMF

Guarda Municipal foi agredido na manifestação

A Prefeitura de Florianópolis informa que na manhã desta terça-feira (21), houve a obstrução do Centro de Valorização de Resíduos (CRV) no Itacorubi por parte de manifestantes do SINTRASEM.  Três agentes da Guarda Municipal de Florianópolis foram agredidos pelos manifestantes durante a tentativa de desobstrução.

A Comcap deliberou greve na manhã desta terça-feira por não concordar com a terceirização do serviço de coleta. Com essa, já são 5 greves em dois anos, 21 dias de paralisações na cidade. A ação é ilegal e ignorando as diretrizes e requisitos estabelecidos na Lei. O Município sequer foi comunicado, com antecedência mínima de 72 horas, acerca da efetiva deflagração do movimento, uma vez que os serviços realizados pela Comcap são caracterizados como essenciais.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou o imediato desbloqueio do CRV, no Itacorubi, por parte do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Florianópolis (Sintrasem). A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), juntamente com o secretário de Segurança Pública, Araújo Gomes, foi ao local fazer o cumprimento da determinação da Justiça e abriu diálogo com os manifestantes que insistiram em descumprir a determinação e desobstruir o local.

Os agentes da Guarda foram apedrejados pelos manifestantes, e tiveram que fazer uso de gás lacrimogêneo e de bala de borracha como medida de contenção e proteção. Os manifestantes ainda se encontram no local