24/09/2021 - DC - Defesa Civil
Defesa Civil lança inscrições para Curso de Voluntariado em Emergência
Interessados em participar devem ter acima de 18 anos e serão aptos para ingressar o quadro de voluntários do órgão

foto/divulgação: Imagem do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil.

Serão 30 vagas disponíveis para qualquer pessoa acima de 18 anos

A Defesa Civil da Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Fundação Somar Floripa, lança a partir da próxima segunda-feira, 27 de setembro, o Curso de Voluntariado em Emergência – CVE. Neste curso, aberto para a população adulta, os agentes voluntários que se formarem poderão ingressar o quadro de voluntários da Defesa Civil e auxiliar em situações de emergenciais, como deslizamentos, alagamentos, chuvas e análises de risco.
 
Serão 30 vagas disponíveis para qualquer pessoa acima de 18 anos que apresente os documentos: Atestado de aptidão física, CPF, RG, certidão negativa criminal, comprovante de residência, quitação eleitoral, título de eleitor, comprovante de escolaridade e identidade profissional do conselho específico, se for o caso.  Do total, quatro vagas são reservadas a profissionais específicos, sendo duas vagas para engenheiros e duas para geólogos. 
 
O Secretário Municipal de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes, reforça que a capacitação fará com que interessados em ajudar em eventos adversos saibam como poderão agir. 
“Quando atuamos em situações de emergência, não é raro aparecer alguém se propondo a nos ajudar. Dessa forma, com uma capacitação correta, teremos um time preparado de voluntários que terão as orientações corretas para atuar com segurança nesses momentos”. 
 
Samuel Vidal, assessor técnico da Defesa Civil e responsável pelo projeto, afirma que em situações de emergência com grandes proporções, a ajuda de voluntários será essencial: “Temos uma equipe completa e capacitada, mas em eventos como alagamento, deslizamento ou outros desastres, a participação da comunidade é importantíssima, e com isso vamos poder ofertar o curso para quem quer ajudar, mas muitas vezes não sabe como, e formaremos uma verdadeira tropa de elite de voluntários”. 
 
Para se inscrever no curso, basta enviar os dados pessoais com documentos solicitados em anexo para o e-mail cvedefesacivil@gmail.com até o dia 25 de outubro. As aulas terão início no dia 8 de novembro. Serão 15 encontros, três vezes por semana, das 19h30 às 21h, no auditório da Guarda Municipal de Florianópolis, na sede, no bairro Coqueiros.