28/09/2021 - SMI - Iluminação Pública
Prefeitura economiza com ampliação e modernização da iluminação
Meta será alcançada já em meados de novembro. Redução dos gastos decorre da diminuição do consumo de energia devido à tecnologia em LED implantada desde janeiro de 2017

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Avenida Paulo Fontes, no Centro

A Prefeitura de Florianópolis está prestes a economizar pelo menos R$ 200 mil ao mês com a ampliação e modernização da iluminação pública. A meta será alcançada já em meados de novembro, antes de cinco anos de incremento nos investimentos na área.

No momento, a Prefeitura economiza mensalmente no mínimo R$ 164,57 mil com as 6.269 luminárias de LED instaladas desde janeiro de 2017. É que, comparado às lâmpadas de sódio e multi vapores metálicos utilizadas antes da troca por essa tecnologia, elas geram uma redução de consumo de energia em torno de 50% a 60% dependendo do projeto.

Em tempo: o cálculo dos valores teve como referência a tarifa de energia aplicada no mês de setembro.

Outra vantagem das lâmpadas de LED é a emissão de luz branca com excelente índice de reprodução de cor, que garante melhor percepção visual, proporcionando mais conforto e segurança para a população.

No total, Florianópolis conta com 9.534 unidades de luminárias de LED, as quais representam 15,9% dos 59.967 pontos de iluminação do município, sendo que um poste pode conter até quatro lâmpadas. Ou seja, as 6.269 luminárias instaladas nos últimos quatro anos e nove meses correspondem a 65,7% desta solução implantada. O investimento no período, incluindo a infraestrutura, foi de R$ 31.438.220,86.

Mas a Prefeitura trabalha com a meta de chegar a 132% até meados de novembro, mais que dobrando a iluminação em LED da Capital em menos de cinco anos. E, assim, atingir uma economia de, no mínimo, R$ 198,79 mil pela redução do consumo de energia.

Para isso, serão investidos mais R$ 9.428.910,00 em 1.304 luminárias do tipo, totalizando um investimento de R$ 40.867.130,86 em 7.573 unidades, ou seja, 18,1% do total de pontos de iluminação da cidade.

Essas modernas instalações abrangem, sobretudo, vias públicas, espaços públicos de lazer e praias, que até dezembro de 2016 dispunham de apenas 3.265 lâmpadas de LED.

Dentre as importantes vias beneficiadas nos últimos tempos estão a Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, marginal da Beira-Mar Norte, na Agronômica; a Rua Silva Jardim, a Avenida Paulo Fontes e a Avenida Gustavo Richard, no Centro; a Avenida Madre Benvenuta, no Santa Mônica e Trindade; a Rua Baldicero Filomeno, no Ribeirão da Ilha, e a Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche.

Já entre as praças modernizadas estão a Praça do Carianos, no Carianos; a Praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito; a Praça Olívio Amorim, no Centro; a Praça das Areias, no Campeche; a Praça Caiçara, no Itacorubi; a Praça de Esporte e Lazer da Tapera, na Tapera, e a Praça José de Anchieta, no Santa Mônica.

E, através do Programa Praia Iluminada, foram contempladas as orlas de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses, Daniela e do Campeche, entre outras.

Novas instalações

As novas instalações de LED estão em execução na Rodovia Manoel de Menezes, na Barra da Lagoa; na Rua Antônio Luz, no Centro; na Rua da Praia, na Tapera; na Praça Santos Dumont, na Trindade, e nas praias do Forte e das Palmeiras (em Itaguaçu), entre outros locais.

E até meados de novembro, entre os locais que também serão contemplados, estão os viadutos Osvaldo Ferreira de Melo, em Jurerê Internacional, e Jornalista Ariel Bottaro Filho, no Itacorubi; a Rua Vereador Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição; a Rodovia João Gualberto Soares, no Rio Vermelho; a Rua das Gaivotas, nos Ingleses; a Praça Maria Francisca da Silva (Dona Chiquinha), no Ribeirão da Ilha, e a Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, e parte da SC-401.