28/09/2021 - GVP - Educação
Oportunidade bem aproveitada: parceria entre Prefeitura e UFSC oferece capacitação a quem quer melhorar de vida
Entre as ações promovidas pelo Floripa Mais Empregos, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, está a capacitação de profissionais voltados para as vagas de trabalho em aberto na cidade. Uma dessas parcerias está em andamento com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que desde agosto passou a oferecer cursos de extensão de Assistente de Recursos Humanos, Cuidador de Idosos e Desenvolvedor de Softwares, todos gratuitos e abertos à comunidade.

foto/divulgação: Divulgação UFSC

Aula em video chamada

A procura foi tão grande que as vagas foram preenchidas no primeiro dia. Graças à boa vontade da UFSC, todos os interessados que procuraram as oportunidades acabaram sendo aceitos e hoje estamos com cerca de 450 alunos em todas as turmas”, conta o vice-prefeito de Florianópolis, Topazio Neto. Ele explica que os cursos foram definidos a partir de demandas trazidas pelos segmentos econômicos de Florianópolis. “Realizamos um levantamento junto às entidades que representam os maiores setores econômicos da cidade para identificar onde faltavam profissionais e sobravam vagas. O resultado dessa análise foi traduzido nas três linhas de capacitação oferecidas pela UFSC”, diz.

Primeiros resultados - No curso de Desenvolvedor de Software Nível 1, quase metade dos alunos estava sem trabalho e quase 60% não tinham conhecimento em linguagem de programação. A professora Luciana Bolan Frigo conta que alguns alunos já conseguiram trabalho a partir do início do curso. “Foi muito bom ver alguns deles já se colocando no mercado. O próprio Floripa Mais Empregos faz interlocução com a Acate e outras organizações do setor que buscam profissionais. Também é interessante verificar a diversidade de perfis e interesses: temos jovens, pessoas acima de 50 anos, alguns querendo se colocar no mercado, outros buscando uma recolocação ou mudança de carreira”, conta Luciana. A professora participa pela primeira vez de uma parceria com a Prefeitura e acredita que a iniciativa deverá ter continuidade.

Para a professora Graziela Canto, Diretora de Extensão da Universidade Federal em exercício, é uma satisfação poder colaborar com a Prefeitura na retomada econômica por meio da capacitação de recursos humanos. “A Extensão é o braço da UFSC para a sociedade e, com esta parceria, nós estamos efetivamente cumprindo essa missão”, disse.

O prefeito Gean Loureiro também comemorou a parceria. “Com o avanço da vacinação e das atividades econômicas, a cidade vai precisar cada vez mais de profissionais capacitados para trabalhar. Por meio dessa parceria vamos possibilitar uma especialização valiosa para quem quer e precisa se inserir no mercado”.

Os cursos, ministrados online de forma síncrona, têm 180 horas de duração e acontecem até 18 de dezembro.