01/10/2021 - SMS - Saúde
Câncer de mama: o que é importante saber?

foto/divulgação: Freepik/Banco de Imagens

Câncer de mama: o que é importante saber?

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, reforça orientações em relação ao câncer de mama. O câncer de mama é o mais comum no Brasil depois do câncer de pele e o que causa mais mortes em mulheres, porém a sua prevenção envolve múltiplas ações. Pensando em ações para promoção de Saúde, a administração municipal elenca algumas práticas que podem reduzir o risco de câncer de mama. 
 
Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, consumir alimentos variados,  e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor, além de ser de extrema importância para o desenvolvimento do bebê. 
 

Como mulheres podem identificar o câncer de mama? 

Através do próprio toque. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas, como por exemplo a presença de caroços ou nódulos.  Olhar, tocar e apalpar a mama faz com que as mulheres identifiquem possíveis variações. Caso a mulher note alguma variação, pode entrar em contato com a sua equipe de Saúde da família para esclarecer dúvidas e realizar a acolhida necessária. Todos os contatos estão disponíveis no link: https://sus.floripa.br/centrosdesaude/. 
 
Quando fazer o exame?
 
Os exames de rotina são recomendados e importantes. Eles são indicados para mulheres de 50 a 69 e devem ser feitos, nesta faixa etária, a cada dois anos. Antes dessa idade, recomendada por profissionais de saúde, as mamas são mais firmes e com menos gordura (densas), o que torna o exame limitado para identificar as alterações, gerando muitos resultados incorretos.