26/10/2021 - SMI - Infraestrutura
Prefeitura conclui asfaltaço da marginal da Via Expressa Continental
Obras de revitalização da Rua Álvaro Tolentino incluíram implantação de ciclofaixa e calçadas com acessibilidade

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Motoristas e ciclistas que transitam pela marginal da Via Expressa Continental (BR-282), a Rua Álvaro Tolentino, em Capoeiras, usufruem do “tapete preto” da Operação Asfaltaço, e da ciclofaixa implantada, cuja sinalização viária foi concluída nesta segunda-feira (25), dando as obras por encerradas. Mais uma revitalização total de importante via da cidade realizada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura.

Mas os pedestres também foram não só lembrados como valorizados. Pensando neles, a marginal que acompanha paralelamente a Via-Expressa Continental desde a saída da Ilha passou a contar com passeios (calçadas) com acessibilidade. Assim, todos que precisam deslocar-se por essa via de grande importância para a mobilidade urbana da região - ela escoa o trânsito para os bairros do Abraão, Capoeiras e Vila Aparecida, além de ser acesso à cidade vizinha de São José – ganham mais segurança.

A Rua Álvaro Tolentino, que tinha pavimento em lajotas, recebeu asfalto em seu 1,46 quilômetro de extensão, em atendimento a uma antiga reivindicação do Conselho de Desenvolvimento do Continente. Além disso, o sistema de drenagem foi recuperado. Os serviços foram executados pela empreiteira Qualidade Mineração Ltda.

"Essa obra da revitalização asfáltica da marginal da Via-Expressa vai ajudar muito a mobilidade de quem utiliza a BR-282. E, por consequência, vai melhorar a qualidade de vida de todo seu entorno", enfatizou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.