29/10/2021 - SME - Educação
Estantes para livros estão sendo distribuídas para as salas de educação infantil da RME
As unidades também receberão mais acervos literários para cada espaço de atendimento das creches e biombos

foto/divulgação: Arquivo SME

Além do mobiliário, as unidades também receberão mais acervos literários

Com o objetivo de fomentar o acesso à cultura escrita, contribuir na formação de leitores e possibilitar a imaginação que a literatura proporciona, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis está equipando todas as salas de educação infantil do município com um mobiliário próprio para os livros e biombos, objeto de madeira que suporta materiais como papel.

A entrega do mobiliário já começou nas unidades da região continental e estará concretizada em toda a rede até o final de 2021.

Além do mobiliário, as unidades também receberão mais acervos literários para cada uma das 701 salas de atendimento da educação infantil. Terão aproximadamente 50 livros por sala e 182 para cada unidade, englobando gêneros literários, desde literatura infantil até os que contemplam diferentes etnias.

Assim que o processo licitatório de aquisição dos livros for finalizado, as obras irão para as unidades.

Como exemplo de títulos, há: “Leca ensina a comer como gente grande”, “As mais belas fábulas”, “Primeiras Palavras”, “Fantástico livro animado com sons de animais”, “João e o pé de feijão” e etc.

A diretora do Núcleo de Educação Infantil Municipal Otília Cruz, Keity Pacheco Werner, explica que a chegada das mobílias que facilitam o acesso a obras literárias tornou as salas referência e os espaços ainda mais atrativos, de curiosidade e descobertas.

“Muito vem se discutindo sobre a organização e as materialidades ofertadas nos espaços da educação infantil. Propor um espaço planejado para as crianças faz com que elas sejam protagonistas de suas vivências. É uma nova maneira de apresentar os livros que está contribuindo para construir novos contextos contemplando a linguagem oral e escrita, as relações culturais e sociais, entre outras”, comenta Keity.

Sharlene dos Santos, diretora do Núcleo de Educação Infantil Municipal Abraão, também ficou muito feliz com os materiais recebidos. “Colocaremos a estante em um lugar acessível para ser andante na unidade e os livros estarão disponibilizados para toda a comunidade educativa. O biombo cultural entregue também pela Secretaria Municipal de Educação conta com informações sobre o bairro Abraão, contendo informações sobre pontos turísticos, divulgando a cultura local e histórias, inclusive de escritores e pintores da Ilha de Santa Catarina”.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, é importante que o munícipio incentive o acesso e organização dos livros nas unidades. “A literatura é uma grande ferramenta que possibilita as crianças a oportunidade de desfrutarem momentos agradáveis sem saírem da instituição. A entrega desses materiais visa estimular o gosto pela leitura e desenvolver a imaginação dos estudantes”.