04/11/2021 - SMPI - IPUF
Instalação de piso tátil na Lagoa da Conceição está correto: de acordo com ABNT e Manual da Calçada Certa

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Notem que um dos exemplos do manual, há muro guiando o cego. Onde o muro acaba, há um piso do tipo

A obra de revitalização da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, vem provocando polêmica nos últimos dias por conta da instalação do piso tátil em alguns trechos da nova calçada. Por desconhecimento, muitas pessoas têm estranhado o piso do tipo “guia” na ponta da calçada, o que é previsto na norma técnica da ABNT e do Manual Calçada Certa, construído em conjunto com técnicos do IPUF e associações de deficientes. 
 
Em nota, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis explica que na nova norma, para facilitar o caminhar de cegos, pessoas com baixa visão ou até mesmo cadeirantes, o novo guia é o muro. Em locais onde não há muro, como na Lagoa da Conceição, será instalado o piso do tipo guia na lateral da calçada. Por estar na lateral, no fim da calçada, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a segurança do cego. No entanto, o piso não serve para o cego caminhar sobre ele, mas sim para guiar o cego que usará a bengala para identificá-lo. Esse novo padrão ajuda a deixar a calçada mais “limpa” para o melhor caminhar tanto dos cegos, quanto de cadeirantes, idosos, carrinhos de bebê e pessoas em geral. 
 
O manual calçada certa pode ser obtido no site da prefeitura: http://espacospublicos.pmf.sc.gov.br//downloads/A&P_calcadacerta/CALCADACERTA02_AGO2019.pdf
Nota oficial do IPUF está no final da página.
 
 


arquivos para download