10/11/2021 - SMS - Saúde
PMF vai custear tratamento de leishmaniose para cães de famílias carentes

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

PMF vai custear tratamento de leishmaniose para cães de famílias carentes

O prefeito da Capital, Gean Loureiro, assinou na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, Projeto de Lei para instituir um programa de tratamento gratuito aos cães de pessoas de baixa renda acometidos por leishmaniose. A proposta, em parceria com a vereadora Pri Fernandes, será encaminhada para votação na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Se aprovado, o programa passa a valer a partir da sanção, e vai garantir grande avanço para o tratamento gratuito destes animais.

O tutor de baixa renda que optar pelo tratamento do animal receberá o medicamento necessário, bem como assistência médica veterinária para o seu cão de forma integral, oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis. A atual política pública de saúde no Brasil prevê que a doença é uma ameaça também para humanos e, caso o tutor não faça o tratamento do animal, este deve ser eutanasiado.

"Não acho justo eutanasiar animais porque a família não tem condições de custear seu tratamento. Eles já são parte das famílias e isso escancara ainda mais o quanto a desigualdade social é perversa com as famílias de baixa renda”, disse o prefeito Gean Loureiro.