12/11/2021 - SME - Educação
Neim Gentil Mathias tem espaço gourmet para criançada
Com segurança, turminhas exploram o sabor, tato e olfato

foto/divulgação: Espaço gourmet com professoras e crianças

Espaço gourmet com professoras e crianças

O Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Gentil Mathias, em Ingleses, criou o “Espaço Gourmet” para a criançada. A unidade busca incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis, possibilitando o fazer e o experimentar de maneira prazerosa, organizada e segura.
  
Para tanto, na sala exclusiva para esse tipo de atividade, há forno elétrico,  micro-ondas, pia, máquina de crepes, cupcake, sanduicheira, batedeira, liquidificador, churrasqueira elétrica e demais utensílios de cozinha.
   
As professoras possuem uma bancada para o preparo dos alimentos e as crianças, a partir de dois anos, têm à disposição bancos e mesas para se acomodarem e acompanharem a receita do dia. 

Assim, são feitos bolos, biscoitos, pães, saladas de frutas e outros produtos. Tudo de acordo com as normas do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. 
  
A culinária auxilia os pequenos a explorarem diversos sentidos, além do sabor, como o tato e o olfato. Conforme a diretora do Neim Gentil Mathias, Vanusa de Sousa, também por se tratar de um ambiente projetado e com espaço suficiente para interação, proporciona bons momentos desde quem está cuidando dos alimentos até as crianças que podem brincar e interagir com outras crianças.
  
É uma oportunidade para que as professoras falem com as turminhas a respeito de segurança na cozinha. De como usar faca, forno e sobre uso de luvas para proteger as mãos. 

 

 

Débora Schutz, diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação, observa que a construção de um espaço específico para vivências de culinária possibilita que as crianças criem hipóteses sobre as reações químicas que os alimentos sofrem nas receitas, mobiliza a construção de conceitos como quantidade dos ingredientes em cada preparação, potencializa a compreensão da função social da escrita ao registrar a receita que estão fazendo e ainda fomenta as interações e brincadeiras entre as crianças. “É um rico espaço de vivências para as crianças”. 

 

 

Para o vice-prefeito, Topázio Silveira Neto, mais uma vez o município de Florianópolis inova, inaugurando esse espaço. “Um local em que as crianças vão poder brincar e aprender ao mesmo tempo”.

 

 

De acordo com o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, “o espaço vai qualificar ainda mais a unidade que faz um trabalho extraordinário”.

 

 

A sala para culinária foi batizada de Espaço Gourmet David Silveira.  Matriculado no Neim, ele faleceu no dia 21 de fevereiro de 2019, aos três anos de idade.  Ele tinha um tumor cerebral. 

 

 

Segundo a diretora da unidade educativa Vanusa de Sousa, Davi era apegado ao professor Sérgio. Os dois estavam sempre juntos. 

 

 

“Ele era uma criança alegre, doce, extrovertida e falante. Ele vivia sorrindo e tinha muitos amigos”, conta Vanusa.


galeria de imagens