16/11/2021 - SMS - Saúde
PMF realiza 10 dias de ações intensificadas de combate à dengue

foto/divulgação: Divulgação/PMF

PMF realiza 10 dias de ações intensificadas de combate à dengue

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, começa nesta terça-feira, 16 de novembro, com previsão de término até o dia 26 de novembro, a operação Floripa sem dengue. As ações serão intensificadas em todas as regiões da Capital. A previsão é de que mais de 7.000 imóveis sejam visitados nos próximos 10 dias.
 
As ações fazem parte do LIRAa, Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti, uma atividade recomendada pelo Ministério da Saúde.
O levantamento permite a identificação de áreas com maior ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de Chikungunya e Zika vírus. A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, com coletas de amostras para definir o Índice de Infestação Predial (IIP). 
 
A Prefeitura reforça que a população permita a entrada dos agentes que estarão devidamente sinalizados com uniforme e crachás para que as intervenções sigam acontecendo. 
 
Recomendações de combate à dengue 
 
Não acumular entulhos, escovar os potes dos animais de estimação, manter a caixa de água fechada ou telada e limpar periodicamente as calhas, além de virar as garrafas para baixo e manter lixeiras fechadas são algumas medidas de prevenção eficazes para o combate à dengue. 
 
A administração municipal reforça que a população deve dedicar dez minutos por semana para eliminar ou alterar depósitos que possam acumular água por mais de cinco dias.


galeria de imagens