22/11/2021 - SME - Educação
Estudantes de EBM de Florianópolis estudam a cultura afro-brasileira
Com auxílio da professora Kelly, produziram os próprios Abayomis, bonecas de pano feitas com retalhos, sem o uso de costuras

foto/divulgação: Arquivo SME

Os estudantes criaram os próprios Abayomis

No mês da Consciência Negra, em novembro, as turmas dos quintos anos (51 e 52) da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, localizada em Canasvieiras, estão estudando sobre os aspectos da cultura afro-brasileira nas aulas de Ciências Humanas ministradas pela professora Kelly Bernardo de Paulo.

Os estudantes produziram Abayomis, bonecas de pano feitas com retalhos amarrados, sem o uso de costuras.

A ideia surgiu a partir dos estudos sobre o povo brasileiro. Os estudantes produziram as Abayomis e puderam resgatar o fazer artesanal através de elementos significativos que constituem uma proposta de educação antirracista.

Cada boneca nasce envolvida em histórias e sentimentos, a palavra Abayomi significa trazer felicidade, ou ainda, encontro precioso.

“A importância de fazer as atividades como esta é a de construir significados com os estudantes para que possamos resgatar memórias e saberes, fomentando elementos africanos num movimento de resistência e antirracista”, explica a professora Kelly.

O secretário municipal de educação Maurício Fernandes Pereira explica, “Precisamos combater a sociedade que discrimina! Não é uma opção, as relações étnico-raciais devem ser trabalhadas nas unidades obrigatoriamente. Iniciativas como a da professora Kelly nos faz acreditar na educação e no poder que ela tem de transformar o mundo”.