02/12/2021 - RESIDUOS - Meio Ambiente
Florianópolis terá coleta de verdes reforçada em dezembro
Resíduos de quintal e jardim, como restos de poda, serão recolhidos de porta em porta em calendário especial de final de ano

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap/SMMA

Seletiva de verdes em dezembro

Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, preparou calendário especial para a coleta de resíduos verdes em dezembro. Já que neste mês, as pessoas se preparam para as festas, arrumando quintais e jardins, foram reforçadas as datas da seletiva de verdes de porta em porta.

CLIQUE AQUI PARA VER O CALENDÁRIO ANUAL POR BAIRRO

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK SOBRE SELETIVA DE VERDES

No dia marcado, moradores devem separar grama, capim e folhas e acondicionar em sacos de ráfia ou bombonas. Fazer feixes de galhos, troncos, folhas de palmeira e bananeira e dispor para a seletiva pública de verdes a partir das 7h.

SERVIÇO INOVADOR

A coleta domiciliar de verdes é um serviço inovador implantado em Florianópolis, a capital que mais recicla, em 5 de junho de 2020, observa o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga. No primeiro ano, foram coletadas mais de 3 mil toneladas de resíduos verdes entre os serviços de porta em porta, remoção e entrega voluntária nos Ecopontos. A projeção é aumentar 30% até o final de 2021.

A logística da coleta de verdes é feita de modo que o morador possa se programar para entregar os resíduos na porta de casa a cada seis semanas.

COMO PARTICIPAR

No dia marcado, o morador deve colocar para coleta às 7h, restos de grama, capim e folhas em sacos de ráfia, bombonas, sacos compostáveis ou contentores.

Galhos, cascas de árvores, folhas de palmeiras e bananeiras devem ser arrumadas em feixes de, no máximo, 30 centímetros por um metro.

Os resíduos verdes de quintal e jardim são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

MELHOR EQUIPAMENTO

Dos R$ 10 milhões investidos desde 2020 em seletiva e reciclagem, R$ 588 mil foram para implantar a coleta de verdes. A Comcap, agora Superintendência de Gestão de Resíduos da Smma, adquiriu caminhão com capacidade para 19 metros cúbicos e câmbio automático.

RECUPERAÇÃO DE ORGÂNICOS

Os orgânicos correspondem a 35% de tudo que é encaminhado ao aterro sanitário pela cidade. Destes, 24% são restos de alimentos e 11% resíduos verdes (podas, restos de jardinagem e folhas varridas na limpeza pública). É material que serve à compostagem e à agricultura urbana, basta o cidadão separar na fonte e entregar para a coleta certa.

METAS 2030

As metas da cidade são reciclar 60% dos recicláveis secos e 90% dos orgânicos até 2030. Cenário em que economizará R$ 45 milhões ao ano entre redução no custo do transporte e aterramento sanitário e ganhos com a reciclagem. Nessa conta, R$ 12 milhões ao ano correspondem aos orgânicos que hoje vão para aterro como rejeitos, porque são entregues para a coleta convencional.

Nessa projeção, a cidade reduzirá as emissões de gases poluentes em 200 mil toneladas com o desvio de 100 mil toneladas de resíduos de aterro sanitário.

SELETIVA DE VERDES EM DEZEMBRO

1º, quarta Saco Grande, Monte Verde e João Paulo

2, quinta Morro das Pedras (9 ruas)

3, sexta Estreito e Balneário do Estreito

4, sábado Itacorubi

6, segunda Daniela

7, terça Jurerê e Jurerê Internacional

8, quarta Vargem Grande, Canajurê,  Canto do Lamim , Ratones e Vargem Pequena

9, quinta Canasvieiras

10, sexta Cachoeira do Bom Jesus, Pontas das Canas, Lagoinha e Praia Brava

11, sábado Córrego Grande e Parque São Jorge

13, segunda Carianos (Lado Norte - Jardim Califórnia) Costeira (Gerais - Av. Jorge Lacerda e Rua João Câncio Jaques)

14, terça Carianos  (Lado Sul – Loteamento Santos Dumont / Ressacada)

15, quarta Rio Vermelho - Do Parque Florestal até altura da Est. Cristóvão Machado de Campos (Parte sul) - exceto servidões estreitas

16, quinta Barra da Lagoa

17, sexta Rio Vermelho Da altura da Est. Cristóvão Machado de Campos até o Muquém (Parte Norte) - exceto servidões estreitas

18, sábado José Mendes, Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé

20, segunda Santo Antônio, Sambaqui - Barra de Sambaqui

21, terça Trindade, Pantanal, Carvoeira e Agronômica

22, quarta Cacupé e Caminho dos Açores

23, quinta Campeche (Lado Sul) - Entre Pequeno Príncipe e R. José João Vieira, R. Jardim dos Eucaliptos e Rua das Corticeiras (S1M, S21M) - exceto servidões estreitas

24, sexta Campeche (Lado Norte) - Avenida Campeche, Pau de Canela,  Rua da Capela e transversais (S3M e S19M) - exceto servidões estreitas

27, segunda Campeche Central - (Rod. SC-405) Loteamentos entre elevado do Rio Tavares e Trevo do Erasmo

28, terça Lagoa da Conceição - Centrinho e Canto dos Araçás

29, quarta Rio Tavares (Igreja de Pedra, Lagoa Pequena)

30, quinta Coqueiros, Bom Abrigo, Itaguaçu e Abraão

31, sexta Jardim Atlântico, Coloninha, Bairro de Fátima e Capoeiras.