03/12/2021 - RESIDUOS - Meio Ambiente
Seletiva só de vidro alcança também os moradores do Campeche
Serviço de coleta exclusiva porta a porta já atende bairros do Norte e agora passa para Sul da Ilha de SC

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/Divulgação PMF

Seletiva só vidro com compactador

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, implanta a seletiva flex só de vidro também no Campeche a partir de segunda-feira (6 de dezembro). O bairro a partir de agora terá duas coletas seletivas por semana, uma só de vidro e outra de embalagens de metal, plástico, papel/papelão.

O serviço de coleta exclusiva de vidro em caminhão compactador foi implantado no final de outubro, já atende Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava, Canto do Lamim e Vargem Grande. Agora começa a ser estendido para o Sul da Ilha de Santa Catarina, informa o secretário do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Nesses locais, os moradores que já tinham uma coleta seletiva por semana, agora terão duas, sendo uma somente para destinar embalagens de vidro. A implantação será gradativa. A meta da cidade, informa o superintendente de Gestão de Resíduos da Smma, Ulisses Bianchini, é aumentar a reciclagem de vidro em 40% este ano.

Com a nova seletiva flex só de vidro e a rede de mais de 90 pontos de entrega voluntária (PEVs), a estimativa é que no próximo verão sejam recolhidas até 300 toneladas de vidro por mês.

Clima do planeta

“Reciclagem é um bom começo para cada cidadão colaborar com o clima do planeta. A cada tonelada desviada do aterro sanitário, reduz-se a emissão de duas toneladas de carbono equivalente”, aponta Fábio Braga.

“Defesa ambiental é a chave para proteger o clima do planeta, é assunto de interesse pessoal, que deve despertar o instinto de sobrevivência do cidadão”, recomenda ele.

Coleta só de vidro de porta em porta

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está pronta para fazer a cidade correr em direção às metas Lixo Zero. Até 2030, a cidade deverá recuperar 60% dos recicláveis secos (plástico, metal, vidro, papel e papelão) e 90% dos orgânicos compostáveis (restos de alimentos e resíduos verdes de quintal e jardim).

Os cidadãos de Floripa deixarão de mandar 100 mil toneladas de resíduos para o aterro sanitário, reduzindo a pegada ambiental em 200 mil toneladas de carbono equivalente/ano.

Além de diminuir as emissões de gases poluentes e, portanto, mitigar o impacto sobre o clima, as metas lixo zero permitirão elevar os ganhos sociais com a reciclagem de R$ 10 milhões para R$ 55 milhões/ano. Entre o que o município deixa de gastar com aterro e a renda gerada com os recicláveis.

Para chegar mais perto e mais vezes até o usuário, está sendo implantada a seletiva flex com coleta exclusiva de vidro de porta em porta no Norte, Sul e parte do Leste da Ilha de Santa Catarina.

Passarão a ser feitas duas coletas seletivas de porta em porta por semana. Uma delas, exclusiva de vidro, que é o material mais pesado e com maior risco de acidentes.

Para participar

Residências unifamiliares devem acondicionar os vidros em recipientes retornáveis (baldes ou engradados) ou em caixas de papelão. As caixas serão levadas pela coleta, os retornáveis ficarão na calçada.

Estabelecimentos comerciais e de serviços e condomínios devem adquirir contentor modelo europeu, de 240 litros, na cor verde e em conformidade com a NBR 15.911-2.

Instruir colaboradores que vidros e embalagens de vidro devem ser dispostos para coleta vazios (sem líquidos, nem guardanapos) e sem tampa diretamente nos contentores verdes.

VIDRO

PODE

Embalagens (garrafas, pote e frascos) vazias, copos, taças, refratários, pirex e espelhos (sem película).

NÃO PODE

Vidros planos com películas, cristais, utensílios de cerâmica, porcelana e lâmpadas.

NOVO ROTEIRO

CAMPECHE

Pau de Canela, Avenida Campeche e Novo Campeche

Rua do Gramal, Pequeno Príncipe e Vento Sul

Jardim dos Eucaliptos, Auroreal e Castanheiras

Segunda-feira, 7h

Sexta-feira, 7h

Coleta seletiva de papel/papelão, plástico e metal.

_JÁ TEM O SERVIÇO_

Jurerê Internacional e Daniela

Sexta-feira, 19h

Jurerê Tradicional

Segunda-feira, 19h

Terça-feira, 7h

Seletiva flex só de vidro.

Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava

Terça-feira, 19h

Coleta seletiva de metal, plástico, papel e papelão

Canasvieiras

Terça-feira, 9h

Quinta, 19h

Canto do Lamim

Segunda-feira, 19h

Quarta-feira, 7h

Vargem Grande e parte da SC-403

Quarta-feira, 7h

Quarta-feira, 19h

Coleta seletiva de papel/papelão, plástico e metal.