06/12/2021 - SMS - Saúde
PMF realiza mutirões contra dengue em três bairros da capital

foto/divulgação: Divulgação/PMF

PMF realiza mutirões contra dengue em três bairros da capital

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, está fazendo ações de mutirão contra a proliferação de focos do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, nos bairros Monte Verde, Saco Grande e Cacupé. A iniciativa começou na última semana e deve terminar até o fim desta.
 
Monte Verde e Saco Grande são considerados bairros infestados por focos do Aedes aegypti. Atualmente, Rio Vermelho, Centro, Capivari, Ingleses e Capoeiras são as localidades com maior incidência de focos do mosquito.
 
Enquanto os mutirões são realizados, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses seguem com suas ações de rotina, como o monitoramento de pontos estratégicos, armadilhas e investigações de denúncias. São 365 pontos estratégicos em toda a cidade as denúncias são atendidas de acordo com as demandas. 
 
A administração municipal reforça a importância da população manter-se atenta a possíveis focos do mosquito vetor da dengue para eliminá-los imediatamente. Depósitos que armazenem água parada, como pratos de vasos de planta e pneus, por exemplo, devem ser excluídos para evitar a proliferação do Aedes aegypti pela cidade. 
 
Capacitação sobre zoonoses
 
Na manhã desta segunda-feira (6), os Agentes de Endemias do Programa de Controle do mosquito Aedes aegypti participaram de uma capacitação sobre as zoonoses. A qualificação acontecerá ainda nesta terça e quarta-feira ministrada pela equipe técnica responsável do Centro de Controle de Zoonoses. 
 
A ação visa manter os agentes atualizados sobre o manejo e controle de doenças e vetores. Controle de caramujos, pombos, escorpiões e aranhas, além de assuntos como leishmaniose e raiva serão alguns dos temas abordados durante o treinamento.


galeria de imagens