08/12/2021 - SMS - Saúde
Florianópolis amplia acesso à PrEP, medicamento que previne HIV
Novo ponto de distribuição inicia nesta sexta-feira, 10 de dezembro

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Policlínica Continente

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, começa nesta sexta-feira, 10 de dezembro, um novo ponto de distribuição de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Até outubro, essa distribuição era feita unicamente na Policlínica Centro. Nesta sexta, passa a ser distribuído também na Policlínica Continente e em outubro e novembro, as regiões Norte e Sul também começaram nova distribuição dentro dos Centros de Testagem e Resposta Rápida, os CTRr.
 
A medida amplia o acesso ao medicamento e previne novas infecções por HIV na população que reside na Capital. A Prep faz parte da estratégia de prevenção combinada. A prevenção combinada é sucesso em diversas cidades mundiais, que entende que a melhor forma de prevenção é a escolhida pela pessoa e que um método usado isoladamente (ex.: somente a camisinha) não é suficiente para vencer o avanço de novos casos. Dessa forma, são ofertadas diversas formas de prevenção ao HIV as quais a própria pessoa escolhe e combina. Entre elas:  
 
- Camisinha feminina e masculina e gel lubrificante (disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde)
 
- PEP (chamada Profilaxia Pós-Exposição), que é a ‘pílula do dia seguinte do HIV’. Ou seja, a pessoa que não usou preservativo ou o preservativo estourou, tem até 72h para procurar atendimento no centro de saúde de seu bairro ou numa das UPA 24h/7 dias na semana. Nesse atendimento será oferecido o tratamento para prevenir que a pessoa se infecte pelo HIV.
 
- PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é um comprimido diário que a pessoa que não tem HIV e está em risco de se infectar (por exemplo, é profissional do sexo ou tem práticas sexuais de risco) pode tomar para que se vir a se expor ao HIV(como não usar o preservativo) ela não se infecta pelo HIV. A PrEP está disponível mediante agendamento pelo site bit.ly/agendamentoprep em 4 ambulatórios nas 4 Policlínicas do município.