10/12/2021 - SMDCTR - PROCON
Procon divulga 1ª pesquisa de preço para itens da ceia de Natal
Levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de dezembro em sete supermercados da Capital

foto/divulgação: Arquivo Procon

Durante as pesquisas, a maior diferença de preços foi registrada nas nozes sem casca, de 72,59%.

Nesta sexta-feira, 10 de dezembro, a Prefeitura de Florianópolis, por meio do Procon Municipal, divulgou a 1ª rodada de pesquisas comparativa de preços para os itens da ceia de Natal deste ano. Ao todo, foram pesquisados 33 itens entre os dias 7 e 9 de dezembro, em sete supermercados nos bairros Centro, Agronômica, Costeira do Pirajubaé, Canasvieiras, Ingleses e Campeche.

Entre as carnes, a maior variação encontrada foi no tender suíno (42,3%), com o valor médio de R$35,12/kg. Já o Peru temperado, um dos itens mais tradicionais do cardápio natalino, registrou uma diferença de 23,14%, com um preço médio de R$ 26,13/kg.

Durante as pesquisas, a maior diferença de preços foi registrada nas nozes sem casca. O preço por kg do item chegou a custar R$ 59,95 em um supermercado e R$ 218,75 em outro, diferença de 72,59%.

O levantamento também mostrou que outros itens como bolo de nozes (63,22%), uvas passas (47,06%), panetones (46,46%), chocotones (42,34%), e vinhos espumantes (35,63%) também registram diferenças de preços importantes.

"Em datas como o Natal, a recomendação é sempre que o consumidor se planeje e se possível faça as compras com antecedência. Ao longo do mês, realizaremos outras pesquisas para garantir que os estabelecimentos não aumentem os preços de forma abusiva ou adotem outras práticas que possam lesar o consumidor", destacou o secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Eradio Manoel Goncalves.

As denúncias e reclamações sobre cobrança ou aumento abusivo no preço de algum item podem ser feitas diretamente pelo site https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/procon/ ou e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br.

A tabela completa com a pesquisa de preços está disponível no fim da página.

arquivos para download