13/12/2021 - FSLNR - Se Liga na Rede
Blitz Sanear lacra seis ligações de esgoto clandestino no Norte e no Sul da Ilha
Além dos lacres no Rio Vermelho e no Campeche, operações de fiscalização resultam em intimações contra imóveis irregulares em outros dois bairros de Florianópolis

foto/divulgação: Djone Joench/Floripa Se Liga Na Rede

Blitz Sanear fiscaliza imóveis no Campeche, bairro do Sul da Ilha, com lacre de ligação clandestina e intimações

A Blitz Sanear, força-tarefa contra esgoto irregular da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, lacrou, na última semana, cinco ligações clandestinas no Rio Vermelho, no Norte da Ilha, e uma no Campeche, no Sul, e intimou imóveis com problemas sanitários em outros dois bairros da capital: Santinho e Vargem Grande.

Com operações de segunda a quinta-feira, o grupo – formado por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária (VISA), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – vem de uma atuação sistemática no Rio Vermelho, com dezenas de lacres e multas nos últimos meses.

Na ação da semana passada, a Blitz Sanear lacrou ligações que despejavam esgoto na rede pluvial em casas e condomínios localizados nas servidões Leandro Manoel de Aguiar e Gregório Manoel dos Santos. A Floram multou por crime ambiental o responsável por um edifício no segundo endereço e a VISA intimou o proprietário de um imóvel com esgoto a céu aberto a se regularizar.

No Campeche, uma tubulação visível na drenagem em frente a um condomínio na Servidão Coruja Dourada foi lacrada pela Blitz, que intimou o proprietário deste imóvel e de uma casa no mesmo endereço.

Nas demais operações, em bairros do Norte e do Sul da Ilha e no Santa Mônica, a VISA intimou casas, condomínios e imóveis mistos flagrados com esgoto irregular no Santinho e na Vargem Grande. No Santa Mônica – onde um shopping center foi fiscalizado – e no Rio Tavares, testes não constataram irregularidades sanitárias.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 150 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.