13/12/2021 - SMDCTR - PROCON
Procon lança campanha nas redes para alertar consumidores sobre golpes
Iniciativa do Procon Municipal, a campanha “O Golpe tá Aí - Só Não Pode Cair” é composta por uma série de vídeos com informações sobre o assunto

foto/divulgação: Divulgação/PMF

A campanha, que está sendo divulgada nas redes da Prefeitura de Florianópolis e Procon Municipal, conta com artes e vídeos de cunho informativo.

 

Acompanhando os principais casos de golpe que circulam pela internet e registrados pelos consumidores no Procon Municipal, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, lançou a campanha “O Golpe tá Aí – Só Não Pode Cair”, que traz uma série de conteúdos informativos com alertas sobre as principais fraudes que criminosos tentam aplicar.
 
A campanha, que está sendo divulgada nas redes da Prefeitura de Florianópolis e Procon Municipal, conta com artes e vídeos de cunho informativo. Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a primeira publicação traz 10 dicas sobre os principais cuidados para não cair em golpes:
 
• Cuidado com as senhas: Jamais compartilhe suas senhas com alguém e não anote em papel, celular ou computador. Além disso, tenha atenção com parâmetros de segurança na hora de criar uma senha. Não utilize informações pessoais, como aniversários ou placas de carro. Também evite letras e números repetidos e/ou sequenciais
 
• Cuidados com seu cartão: 
 
- Nunca entregue seu cartão para ninguém. Os bancos nunca pedem de volta e tampouco mandam alguém para buscar. 
- Na hora de fazer uma compra, cheque o valor que aparece na maquininha e se seu nome está correto. Também se lembre de proteger o código de segurança.
 
• Sempre ative o duplo fator: Uma das maneiras de fortalecer a sua segurança digital é ativando o duplo fator. Dessa forma, o aplicativo ou e-mail que você está tentando entrar sempre pedirá duas maneiras para você realizar o acesso, garantindo que é você mesmo que está tentando entrar em sua conta. 
 
• Atenção com ligações do banco: Nunca informe a sua senha em uma ligação telefônica. Além disso, se receber contato em nome do banco pedindo para ligar para uma Central de Atendimento, faça a ligação com outro telefone.  Dessa forma, você garante que um possível golpista não prenda sua linha telefônica. 
 
• Cuidados com as redes sociais: 
 
- Qualquer publicação pode dar informação para golpistas. Cheque que você não está compartilhando nenhum dado pessoal. 
- Nesse sentido, jamais tire foto do caixa eletrônico. Se precisar, peça ajuda para um funcionário do banco que esteja devidamente identificado. 
 
• Cuidados com a internet:
 
- Dê preferência para sites conhecidos e de confiança na hora de fazer compras online. Para isso, sempre digite o endereço dos sites, evitando clicar em links, especialmente desconhecidos. 
- Sempre desconfie de promoções muito vantajosas ou de mensagens suspeitas. O seu banco nunca vai enviar um e-mail pedindo para que você envie seus dados. 
 
• Cuidado nas operações bancárias: Ao pagar um boleto, fazer transferências ou pix, sempre confira o nome do recebedor. Seja pelo caixa eletrônico, caixa presencial ou em pagamentos pelo celular ou computador. 
 
A partir desta semana, serão divulgados também nas redes sociais da Prefeitura e Procon os vídeos com explicações isoladas sobre os golpes mais comuns registrados: golpe do falso motoboy, do WhatsApp, link falso e troca de cartão.