22/12/2021 - SME - Educação
População em situação de rua é diplomada na EJA da Prefeitura de Florianópolis
Um total de 8 pessoas concluíram o ensino fundamental na Passarela da Cidadania

foto/divulgação: Prefeitura de Florianópolis

A EJA de Florianópolis trabalha com princípios pedagógicos próprios, tendo a pesquisa como cerne do trabalho

Oito pessoas em situação de rua na capital tiveram um momento especial nesta terça-feira. Elas receberam o diploma de conclusão do ensino fundamental, por intermédio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, EJA, da Prefeitura de Florianópolis. Os estudantes possuem idade entre 21 e 54 anos. A cerimônia ocorreu na Passarela da Cidadania, na Baía Sul.

 

 


Esse polo, EJA Pop Rua, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social, Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas e Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

 

 


A turma que funcionava anteriormente no Instituto Arco Íris de Direitos Humanos retornou às aulas presenciais em junho na Passarela da Cidadania. As atividades eram realizadas na segunda, quarta e sexta-feira, das 18h às 20 horas.

 

 


A EJA de Florianópolis trabalha com princípios pedagógicos próprios, tendo a pesquisa como cerne do trabalho, os interesses de cada estudante no centro do planejamento pedagógico e o trabalho docente coletivo.

 

 


“É possível dar a volta por cima, enfrentar desafios. Nós estamos juntos com vocês”, manifestou-se o prefeito. “E eu estou muito orgulhoso de vocês. Nota mil para todos vocês que hoje estão recebendo o certificado de conclusão do ensino fundamental. Contem sempre com a gente”, frisou Gean Loureiro.

 

 


O vice-prefeito Topázio Neto reafirmou que a Prefeitura abrirá um polo da EJA onde houver necessidade. “O céu é o limite para abrirmos espaços para o saber”.

 

 


O poder público, argumentou o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, está cumprindo com o seu papel de dar acesso à educação a todas as pessoas. “Buscamos ser inclusivos incessantemente”.

 

 


“Estamos felizes, porque estamos ajudando a transformar vidas”, disse a secretária de Assistência Social, Maria Claudia Goulart da Silva.



COMO SE MATRICULAR NA EJA


A população interessada em ser estudante Educação de Jovens, Adultos e Idosos deve ter idade a partir de 15 anos e procurar uma escola municipal mais próxima. Um dos diferencias da EJA é que o interessado pode entrar para a turma em qualquer época do ano. Dúvidas e mais informações estão disponíveis por meio dos números: (48) 3251-6102 e o (48) 3212-0925.


galeria de imagens