Na Escola Básica Municipal Costa da Lagoa, que atende também a educação infantil, o último trimestre de 2021 foi repleto de atividades estimulantes sob a coordenação das professoras Andressa Proença, Deizi Laureano, Lavínia Félix, Júlia da Silveira e Fernanda Andrade.
O projeto Arco-Íris , voltado para a faixa etária de 4 e 5 anos, teve base em artes visuais, matemática, linguagem oral e escrita, movimento, música, natureza e sociedade, formação pessoal e social e conhecimento de mundo, identidade e autonomia. Ações que envolveram todo o trabalho pedagógico, com interações variadas e brincadeiras, tornando tudo mais contextualizado e significativo.
ARTES VISUAIS
Os trabalhos foram desenvolvidos para possibilitar interações com diferentes instrumentos e materiais de desenho, como pintura e modelagem. O objetivo foi possibilitar a elaboração de repertório e vocabulário pessoal. A partir disso, a escola buscou construir diversos momentos provocativos, para que os pequenos pudessem explorar e "soltar o traço".
LETRAMENTO E FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA
Ao decorrer do ano os estudantes foram instigados a perceberem o mundo letrado à sua volta e a descobrirem que a escrita é composta por palavras, que são formadas por junções de pequenos sinais gráficos, e que cada um deles possui um nome e um som diferente.
De acordo com a professora Andressa Proença, nessa etapa inicial da educação básica, o propósito não é a não alfabetização, “Este processo sistemático será foco de quando elas entrarem no primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, procuramos planejar situações lúdicas em que letras e números possam se tornar familiares e com sentido para as crianças”.
MATEMÁTICA E JOGOS
A finalidade dos exercícios envolvendo matemática foi despertar uma postura investigativa, ou seja, o desenvolvimento de habilidades de formular hipóteses e testá-las, percebendo regras e verificando como funcionam. E os jogos que são estimulantes, podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social.
“Ao decorrer dos nossos dias, fizemos calendários, personagens de livros, as fichas de chamadas e dividimos peças de jogos. Os estudantes começam a compreender a lógica de somar, diminuir e dividir. Somos um grupo misto de idades, então é cada um no seu tempo, sem pressa.” relata a professora Andressa Proença.
RELAÇÕES COM A NATUREZA
A unidade educativa teve alguns ninhos de passarinhos construídos em suas árvores. Um deles foi avistado e por alguns dias foi acompanhado pelas crianças. Aproveitando o momento de interesse, vídeos foram mostrados, histórias foram contadas e desenhos foram feitos para ensinar sobre e o assunto.
FUTURO
Diversas atividades foram planejadas e realizadas com a garotada, porém com o fim do ano letivo, muita coisa vai ficar para 2022 quando o projeto ganhará novas formas e contornos.
“Nós, professoras, ficamos felizes e honradas em poder participar um pouquinho desse período tão importante e especial que é o da primeira infância, na vida destas crianças” declara a professora Andressa Proença.