23/12/2021 - SME - Educação
Professoras criam Projeto As Cores do Arco-íris na Escola Básica Municipal Costa da Lagoa
O objetivo foi estimular diferentes linguagens com os pequenos da pré-escola

foto/divulgação: Arquivo SME

O projeto Arco-Íris , voltado para a faixa etária de 4 e 5 anos, teve base diferentes linguagens

Na Escola Básica Municipal Costa da Lagoa,  que atende também a educação infantil, o último trimestre de 2021 foi repleto de atividades estimulantes sob a coordenação das  professoras Andressa Proença,  Deizi Laureano, Lavínia Félix, Júlia da Silveira e Fernanda Andrade.

 

 

 

O projeto Arco-Íris , voltado para a faixa etária de 4 e 5  anos,  teve  base em artes visuais, matemática, linguagem oral e escrita, movimento, música, natureza e sociedade, formação pessoal e social e conhecimento de mundo, identidade e autonomia. Ações  que envolveram todo o trabalho pedagógico, com interações variadas e brincadeiras, tornando tudo mais contextualizado e significativo.

 

 

 

 ARTES VISUAIS

 


Os trabalhos foram desenvolvidos para possibilitar interações com diferentes instrumentos e materiais de desenho, como pintura e modelagem. O objetivo foi possibilitar a elaboração de repertório e vocabulário pessoal. A partir disso, a escola buscou construir diversos momentos provocativos, para que os pequenos pudessem explorar e "soltar o traço".

 

 

 

LETRAMENTO E FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA

 

 

 

Ao decorrer do ano os estudantes foram instigados a perceberem o mundo letrado à sua volta e a descobrirem que a escrita é composta por palavras, que são formadas por junções de pequenos sinais gráficos, e que cada um deles possui um nome e um som diferente.

 

 

 

De acordo com a professora Andressa Proença, nessa etapa inicial da educação básica, o propósito não é a não alfabetização, “Este processo sistemático será foco de quando elas entrarem no primeiro ano do ensino fundamental. No entanto, procuramos planejar situações lúdicas em que letras e números possam se tornar familiares e com sentido para as crianças”.

 

 

 

MATEMÁTICA E JOGOS

 

 

A finalidade dos exercícios envolvendo matemática foi despertar uma postura investigativa, ou seja, o desenvolvimento de habilidades de formular hipóteses e testá-las, percebendo regras e verificando como funcionam. E os jogos que são estimulantes, podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social.

 

 

 

 “Ao  decorrer dos nossos dias, fizemos calendários, personagens de livros, as fichas de chamadas e dividimos peças de jogos. Os estudantes começam a compreender a lógica de somar, diminuir e dividir.  Somos um grupo misto de idades, então é cada um no seu tempo, sem pressa.” relata a professora Andressa Proença.

 

 

 

RELAÇÕES COM A NATUREZA

 


A unidade educativa teve alguns ninhos de passarinhos construídos em suas árvores. Um deles foi avistado e por alguns dias foi acompanhado pelas crianças. Aproveitando o momento de interesse, vídeos foram mostrados, histórias foram contadas e desenhos foram feitos para ensinar sobre e o assunto.

 

 

 

FUTURO

 

 

Diversas atividades foram planejadas e realizadas com a garotada, porém com o fim do ano letivo, muita coisa vai ficar para 2022 quando o projeto ganhará novas formas e contornos.

 

 

 

“Nós, professoras, ficamos felizes e honradas em poder participar um pouquinho desse período tão importante e especial que é o da primeira infância, na vida destas crianças” declara a professora Andressa Proença.


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