06/01/2022 - PROCON - PROCON
Procon notifica 8 postos de combustíveis sobre reajustes no preço do GNV

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Procon de Florianópolis notifica oito postos de combustíveis sobre reajustes no preço do GNV

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Procon Municipal, notificou nesta quarta-feira (5), oito postos de combustíveis da Capital sobre o reajuste no preço Gás Natural Veicular (GNV). Durante a ação, o órgão solicitou notas fiscais, apresentação da composição do preço final aos consumidores e o faturamento bruto das empresas para garantir que os postos não estavam cobrando preços abusivos aos consumidores. 
 
No fim do ano passado, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), distribuidora do insumo no Estado, chegou a anunciar um reajuste de 42% no GNV, porém uma liminar na justiça alterou o percentual de reajuste para 19% de 5 de janeiro até 30 junho. 
 
"Mesmo com o reajuste não sendo tão alto como anunciado anteriormente, ele ainda representa um aumento significativo em um setor muito importante da nossa economia. Por isso, a partir do momento que ele começou a valer, as equipes do Procon foram aos postos para garantir que o consumidor não seja lesado no processo", explica o secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Eradio Manoel Goncalves. 
 
No dia 27 de dezembro, o Procon de Florianópolis, já havia notificado a SCGÁS sobre o reajuste do gás natural. Na ocasião, a Prefeitura pediu esclarecimentos sobre o aumento tão expressivo no valor do insumo.
 
Denúncias e reclamações sobre cobrança ou aumento abusivo podem ser feitas diretamente pelo site https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/procon/ ou e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br.


galeria de imagens