01/02/2022 - GVP - Governo
Floripa Mais Empregos: Capital liderou a geração de vagas de trabalho no Estado em 2021
Parceria entre Prefeitura, setor privado e instituições de ensino puxou a retomadaCom 13.004 novos postos de trabalho, Florianópolis é a campeã de geração de emprego em Santa Catarina, de acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). “Recuperamos todas as perdas de 2020 e ainda geramos empregos adicionais. Estar em primeiro lugar é uma vitória de cada família que conseguiu recuperar seu sustento. Mostramos que o poder público pode ser um importante incentivador da retomada econômica,”, comemora o prefeito Gean Loureiro.

foto/divulgação: Marcos Albuquerque

Incentivo a retomada econômica oferta inúmeras vagas para o cidadão

Em todo o estado foram quase 168 mil vagas com carteira assinada, um recorde histórico.

Em 2020, Florianópolis registrou saldo negativo: foram 9215 postos de trabalho perdidos ao longo da crise causada pela pandemia. A retomada em 2021 resultou na geração de mais de 13 mil vagas, sendo 9.569 no setor de serviços. Para o vice-prefeito Topázio Neto, o fator que mais contribuiu para a virada foi a parceria entre a Prefeitura, o setor privado, as instituições de ensino e o terceiro setor. “Assim que o prefeito Gean lançou o Floripa Mais Empregos nós chamamos os principais setores para conversar individualmente e mapear onde havia vagas a serem preenchidas. A partir daí firmamos diversas parcerias para capacitações gratuitas, tivemos apoio da Fiesc, Senai, Sebrae, CDL, UFSC, IGEOF entre tantos outros. Uma força-tarefa que uniu a cidade. Em paralelo, a Prefeitura lançou o AME - Auxílio Municipal Emergencial, manteve o ritmo das obras públicas, investiu forte nas ações de Assistência Social, inaugurou a Casa do Empreendedor e promoveu eventos como o Feirão do Emprego. E a vacinação, sem dúvida teve papel fundamental na retomada”, resume.

O vice-prefeito chama a atenção ainda para o perfil dos novos empregados. “São na maioria pessoas de 18 a 24 anos com ensino médio completo, predominantemente mulheres. Pode ter sido o ano do primeiro emprego para muita gente”, acredita. Topázio lembra que ainda há vagas a serem preenchidas. Somente no portal Floripa Mais Empregos são mais de 500 em aberto. “O plano é seguir com as parcerias e capacitações em 2022. Ainda vem muita novidade e muito trabalho por aí”, conclui.

*Caged Florianópolis 2021*

13.004 empregos gerados