02/02/2022 - FSLNR - Se Liga na Rede
Floripa Se Liga Na Rede começa inspeções de esgoto em Capoeiras
Com equipes fixas no bairro, programa da PMF e da Casan fará pente-fino nas ligações sanitárias dos imóveis locais

foto/divulgação: Tito Pereira/Floripa Se Liga Na Rede

Equipe do Floripa Se Liga Na Rede entrega comunicados a imóveis de Capoeiras, novo evento regional do programa

O Floripa Se Liga Na Rede estendeu sua área de atuação na capital catarinense e deu início, em janeiro, às inspeções em condomínios, estabelecimentos comerciais e casas de Capoeiras, no Continente, para verificar se os imóveis da região estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto.

Equipes técnicas já estão nas ruas entregando, de porta a porta, comunicados oficiais – documento que apresenta o programa e solicita o agendamento da inspeção, que é gratuita – aos moradores do bairro e realizando as vistorias agendadas.

O novo evento regional dá prosseguimento ao trabalho do Se Liga Na Rede no Continente, que já passou por Bom Abrigo, Abraão, Coqueiros e Itaguaçu. Todo o bairro de Capoeiras será atendido pelo programa. A área inicial de atuação será a compreendida entre a Av. Gov. Ivo Silveira e a Via Expressa, com expansão progressiva ao longo do ano.

Para atender à população e dar suporte aos técnicos que estarão em campo de segunda a sexta, o programa tem sede própria na Rua Desembargador Pedro Silva, n. 3078, sala 102, em Coqueiros. O telefone para agendamentos, dúvidas e mais informações, com contato preferencialmente por mensagem de WhatsApp, é (48) 98821-6499.

Em paralelo às inspeções em Capoeiras, o Se Liga Na Rede continuará com equipes, agendamentos, vistorias e retornos no Centro, em Coqueiros e Itaguaçu, no Continente, e na Cachoeira da Bom Jesus, no Norte da Ilha. Em 2021, nestes locais, o programa realizou 4.277 inspeções, incluindo retornos, com cerca de 2.900 imóveis atendidos.

O programa – O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), realizado em parceria com a Casan e executado pela ECHOA Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário.

O programa realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo para regularização – que será comprovada e registrada em nova inspeção.

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.