04/02/2022 - SME - Educação
Relatos de experiências pedagógicas finalizam o primeiro dia do COEB 2022

foto/divulgação: Arquivo SME

Foram abordados temas como: EJA, a educação popular e territórios em tempos pandêmicos, momentos de acolhida e retomada das atividades presenciais e o cuidado com o meio ambiente.

Cinco profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis compartilharam práticas realizadas em sala de aula por meio dos relatos de experiência. Foram abordados temas como: a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), a educação popular e territórios em tempos pandêmicos, momentos de acolhida e retomada das atividades presenciais e o cuidado com o meio ambiente.

Anunciados pela chefe de Departamento de Apoio à Formação e Atividades Complementares Luciane Volken, o Doutor em história e coordenador do núcleo da EJA Diego Pacheco e o professor da EJA Ronaldo Schmitz Junior, relataram sua experiência sobre “Lugares e Sujeitos de Resistência: EJA, educação popular e territórios em tempos pandêmicos”.

O trabalho apresentado teve como temática central as potencialidades da Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Florianópolis e reflexões sobre as práticas realizadas no ano de 2021 no núcleo da EJA Continente II.

A dupla realizou uma análise com os dados sobre os sujeitos envolvidos neste projeto, dos espaços de atuação, e de como ocorreu a aplicação das propostas de atividade remotas planejadas pelo grupo de professores.

O segundo relato foi intitulado “Momentos, Acolhida e Retomada das Atividades Presenciais na EBM Maria Conceição Nunes”, apresentado pelo Diretor da unidade, Ildo Janir Turrati.

Ele abordou as estratégias que a equipe pedagógica elaborou para se adaptar ao regime retomo, os momentos de acolhida e sobre os planos desenvolvidos para retomar os trabalhos presenciais com segurança.

A última apresentação do dia foi do projeto “É Meu, é Seu, é Nosso! Vamos Juntos Cuidar do Meio Ambiente” da creche conveniada São Francisco de Asis, que foi apresentada pela Diretora Eloirda Eich e a Coordenadora Pedagógica Alana Rodrigues Lisboa.

O projeto promove a educação ambiental prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, ensinando a valorizar e preservar o meio ambiente.

As educadoras abordaram os trabalhos feitos com as crianças, as famílias e a comunidade.

Além de levar informação, a creche quer mudar os pensamentos e discursos de todos os envolvidos auxiliando nas campanhas de arrecadação.

O tema geral do COEB 22 é “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: possibilidades para uma Educação Integral”. O evento pode ser acessado através do Portal Educacional da Prefeitura de Florianópolis, via youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgGdhjUeLxFFoanEvDwAQLw

O congresso, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, vai até esta quarta-feira (2) e conta com palestras, conferências e relatos de experiências.