04/02/2022 - SME - Educação
Jogos digitais e cyberbullying no COEB 2022

foto/divulgação: Arquivo SME

No último dia do COEB 2022, a professora doutora da UFSC Dulce Márcia Cruz e a doutora em Educação Fernanda da Silva Lino apresentaram seus trabalhos de comunicação oral de pesquisas

No segundo e último dia do Congresso Educação Básica 2022, a professora doutora da UFSC Dulce Márcia Cruz e a doutora em Educação Fernanda da Silva Lino apresentaram seus trabalhos de comunicação oral de pesquisas.

 

 

 

Abordando o tema “Aprendizagem com jogos digitais em tempos de pandemia”, Dulce iniciou as apresentações. A professora explicou os motivos de juntar a produção de docência e jogos digitais, expondo os produtos resultantes, como o game Comenius, um projeto de mídia-educação que investiga como um jogo digital pode estimular estudantes de licenciamento e professores de modo geral.

 

 

 

A palestrante explicou que ao usar jogos na educação, são criadas experiências interativas que podem ser previstas no planejamento dos professores para atender as seguintes possibilidades pedagógicas: contextualização e aprendizagem de conteúdos, aplicação dos conhecimentos e exercício de habilidades.

 

 

 

Seguindo com a programação do evento e apresentando o último trabalho de comunicação oral de pesquisas, a doutora em Educação Fernanda da Silva Lino falou sobre o tema "Cyberbullying e educomunicação: a criação e o fortalecimento de ecossistemas educomunicativos como reação e superação da violência virtual".

 

 

 

O objetivo de sua pesquisa foi compreender de que maneira a criação e o fortalecimento de ecossistemas educomunicativos pode contribuir para a discussão e a superação do cyberbullying no espaço escolar, além de ampliar a compreensão em torno da educomunicação e mapear situações de bullying em um ambiente virtual.

 

 

 

Fernanda realizou uma análise sobre os casos que selecionou durante sua pesquisa, entre eles: a jogabilidade das meninas, preconceito contra as regiões Norte e Nordeste do país, preconceito social, racismo reiterado e gordofobia.

 

 

 

A XI edição do COEB teve como tema  “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: possibilidades para uma Educação Integral” e o evento pôde ser acessado através do Portal Educacional da Prefeitura de Florianópolis, via youtube: https://www.youtube.com/channel/

 


galeria de imagens