04/02/2022 - SME - Educação
Programa Bairro Educador abre a última tarde de relatos de experiências pedagógicas do COEB 2022

foto/divulgação: Arquivo SME

O superintendente do Bairro Educador Bruno Becker e a assessora Gisele Toledo falaram sobre o tema:

Na tarde de ontem, quarta-feira (2), 4 profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis compartilharam relatos de experiência no COEB 2022. Apresentados pela mestra em Educação e diretora de educação infantil  Débora Schutz, o superintendente do Bairro Educador Bruno Becker e a assessora Gisele Toledo falaram sobre o tema: "Programa Bairro Educador: transformando vidas".

Implementado em 2019 pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Bairro Educador busca mudar a realidade de jovens e crianças de comunidades carentes da Capital. Atualmente são atendidas 800 crianças que possuem acesso à educação, apoio pedagógico, oficinas de esportes, cultura e lazer em 4 sedes do programa.

Bruno e Gisele apresentaram a oficina de empreendedorismo e comunicação, liderada pelo jornalista Antônio Prado, que permite que jovens e adultos aprendam a produzir reportagens e desenvolver a fala e os textos.

A apresentação seguinte foi feita pela Diretora do Neim Doralice Maria Dias, Eliane Brusco das Chagas, que trouxe a gestão escolar democrática e inovadora como tema. Ela abordou a construção coletiva e a ressignificação do Projeto Político Pedagógico (PPP) na unidade.

Eliane também falou sobre o projeto-piloto Neim do Futuro, que tem como princípio a formação integral das crianças, em que as brincadeiras, as intenções e a cultura maker se constituem como eixos estruturantes das ações pedagógicas.

Bernadete Brusco Costa, internauta ​do evento, comentou no chat: "Parabéns Eli pelo projeto. Admiro muito a profissional que você é. Uma guerreira, sempre pensando no bem estar de nossas crianças”.

O último relato de experiência pedagógica foi apresentado pela professora da Escola do Futuro da Tapera, Marrara Laurentino Gomes, que abordou o tema “Malayka: memórias de um passado recente”.

A educadora e pesquisadora iniciou a sua apresentação do último dia de COEB 2022 contextualizando as iniciativas, falando sobre os objetivos iniciais, o processo de construção e os resultados do projeto.

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a trajetoria dos negros no Brasil, promover a reflexão e rasgate da identidade negra, Marrara e os estudantes do 3° ano da EBM do Futuro da Tapera elaboram um livro infantil chamado “Malayka, memórias de um passado recente”.

A XI edição do COEB teve como tema “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: possibilidades para uma Educação Integral”.