06/02/2022 - RESIDUOS - Meio Ambiente
Abertas 120 novas vagas para oficinas do Minhoca na Cabeça
Morador de Floripa pode se inscrever para adotar minhocário e transformar sua casa em estação de reciclagem de orgânicos

foto/divulgação: Cristiano Andujar/Divulgação PMF

Oficina do programa Minhoca na Cabeça em Florianópolis

Prefeitura de Florianópolis abre inscrição a moradores que queiram ganhar kit e adotar minhocas para vermicompostagem de resíduos orgânicos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente abre 120 vagas para quatro oficinas que serão realizadas no Jardim  Botânico entre 19 de fevereiro e 12 de março.

CLIQUE AQUI para acessar o link de inscrições

Inscrições abertas a zero hora da próxima segunda-feira (7) até sexta (11), pelo site www.pmf.sc.gov.br/entidades/smma ou direto no link www.pmf.sc.gov.br/sistemas/MinhocaCabeca. As vagas costumam acabar em poucas horas.

As oficinas serão presenciais, com protocolo sanitário, no Jardim Botânico de Florianópolis, Itacorubi.

• 19 de fevereiro – 14h às 16h
  • 22 de fevereiro – 9h às 11h
  • 5 de março – 9h às 11h
  • 12 de março – 14h às 16h

Quarta rodada do projeto de valorização de orgânicos

Essa é a quarta etapa do projeto Minhoca na Cabeça. A ação faz parte do projeto de valorização de resíduos orgânicos desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis com recursos do Fundo Socioambiental Caixa e Fundo Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente. Para ganhar o kit, é preciso inscrever-se e participar de oficina de capacitação. Estas quatro oficinas oficinas, informa a gerente da Divisão de Planejamento, Daiana Bastezini, está ocorrendo com kits remanescentes,  de inscritos que não compareceram às oficinas para receber os minhocários.

O minhocário pode ser manejado em casa ou apartamento. Sua operação é fácil, mas requer dedicação. Basta separar os resíduos orgânicos e ter um pouco de matéria seca como folhas ou serragem. Aí, é só ir montando camadas dentro da caixa para alimentar as minhocas e outros microorganismos do bem que vão transformar esse material em húmus e biofertilizante líquido para hortas e jardins.

Com a entrega destes 120 kits, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, a Prefeitura de Florianópolis terá distribuído 1,1 mil kits de compostagem doméstica. Entre 2020 e 2021, os donos de 937 minhocários em operação deixaram de mandar para o aterro sanitário média mensal de 11.250 quilos de resíduos orgânicos.

“A reciclagem é um hábito de fácil mudança, mas de grande impacto sobre o clima. Podemos ajudar a manter a vida no planeta de dentro de casa”, aconselha Fábio Braga.