14/02/2022 - FSLNR - Se Liga na Rede
Blitz Sanear fiscaliza imóveis com esgoto irregular no Centro e em Coqueiros
Operações tiveram como base dados do Floripa Se Liga Na Rede; força-tarefa também vai a dois bairros do Sul da Ilha, com multas e intimações

Com base em dados do Floripa Se Liga Na Rede, a Blitz Sanear, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan, fiscalizou, na última semana, prédios, comércios e casas com esgoto irregular e prazo de regularização vencido no Centro e em Coqueiros.

Dentre os locais fiscalizados, a Floram multou por crime ambiental um comércio na Rua Ângelo La Porta, no Centro, que não havia cessado o lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial.

Os órgãos de fiscalização intimaram mais três imóveis que se mantinham irregulares: um condomínio na Av. Mauro Ramos, no Centro, e uma comércio e uma casa em Coqueiros, nas ruas Fernando Ferreira de Mello e Cap. Savas, respectivamente.

Alguns imóveis fiscalizados pela Blitz Sanear haviam se regularizado, mas não agendaram o retorno com o Floripa Se Liga Na Rede, e outros encontravam-se em obras de regularização no momento das operações.

O Floripa Se Liga Na Rede está presente nos seguintes bairros: Centro, Agronômica, Coqueiros, Itaguaçu, Capoeiras e Cachoeira do Bom Jesus. Ao detectar uma irregularidade sanitária, o programa dá ao responsável um prazo para regularização. Em caso de descumprimento, os dados do imóvel são repassados aos órgãos de fiscalização – resultando em operações como a da última semana.

Sul da Ilha – A Blitz Sanear – força-tarefa formada por fiscais e técnicos da Floram, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA/PMF), Casan e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – também realizou operações de fiscalização em dois bairros do Sul da Ilha: Campeche e Armação.

Na Armação, a Floram multou por crime ambiental duas casas com esgoto lançado na rede pluvial ou infiltrado no solo: uma na Servidão Titânea, a outra na Servidão João Euzébio de Sá. A VISA multou e intimou o proprietário de um condomínio na Rua Luiz Gonzaga dos Santos para que faça a adequação do sistema hidrossanitário do imóvel.

Por fim, no Campeche, a ação da Blitz resultou em mais duas intimações e uma multa da VISA contra uma casa e um condomínio na Rua dos Pinheiros, ambos flagrados com esgoto irregular.

Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da PMF e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 500 operações desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis.