16/03/2022 - SMTTDE - Cultura
Prefeitura realiza oficina de cestaria no Mercado Público

foto/divulgação: Marcos Albuquerque / PMF

Participantes utilizaram jornais, revistas e fios que iriam para descarte na confecção de peças

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realizou na tarde desta quarta-feira, 16 de março, uma oficina de cestaria com materiais recicláveis na sala de administração do Mercado Público. Na aula, ministrada pelo artista Nei da Reciclagem e o instrutor Eduardo Bajara Souza, conhecido como mestre Bajara, 20 participantes puderam aprender um pouco da história da arte de cestaria e receberam um passo a passo para a produção de algumas peças. A confecção dos objetos foi feita com materiais alternativos, como revistas e jornais, além de fios de telefone e internet reutilizados.

Adaptada na oficina aos materiais recicláveis, a cestaria é uma tradição de origem indígena e que vem sendo praticada há várias gerações, como explicou o instrutor Bajara. “A arte de trançar cipós e taquaras de bambu é uma herança de meu trisavô, que já se beneficiava dessa habilidade para produzir objetos que serviam tanto como recipiente de produtos alimentícios - frutas, milho, café, etc, como de pescados - peixes, camarões, lagostas, siris”.

A ação, parte das comemorações dos 349 anos de Florianópolis, segue nesta quinta-feira (17), no mesmo local, das 14 às 17h, aberta a todos os públicos e gratuita. Interessados devem se inscrever previamente junto à administração do Mercado Público, pelo telefone 3225-8464.

Ainda dentro da programação alusiva ao aniversário do município, outras duas oficinas serão ofertadas nos próximos dias. Entre 21 e 25 de março, artesãos irão compartilhar alguns conhecimentos sobre a renda de bilro, no mesmo horário. Já entre os dias 22 a 25 de março, das 17 às 20h, acontecerá a oficina do Boi de Mamão, figura ímpar do folclore local.