01/04/2022 - SME - Educação
Filmes produzidos por autistas incentivam respeito e inclusão
Iniciativa é da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho

foto/divulgação: Arquivo SME

Arthur Pagno de Carvalho, estudante do 8° ano, e a professora Giani J. B. Winckler

Uma parceria entre o projeto Núcleo de Cinema Maria Tomázia Coelho (MTC) e a Sala Multimeios da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho incentiva estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem a produzirem curtas-metragens como forma de elevar seu protagonismo e autoestima, favorecendo a inclusão e a aprendizagem.

Este ano as produções audiovisuais estão sendo realizadas por 10 estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, com a orientação dos professores Eloísio Lopes, Giani Winckler, Juliana da Silveira, Luiz Ferreira e Veraline Soares.

Nesta atividade, os estudantes participam ativamente do planejamento e produção de cada filme, desde a concepção dos argumentos até a edição final.

Duas novas produções estão sendo realizadas. Uma delas é “Qual o maior desafio encontrado dentro da escola ou sala de aula?", um documentário que tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre algumas características e necessidades de pessoas com autismo.

O terceiro curta-metragem, produzidos com bonecos, tem o nome provisório de “A fazenda”. O personagem Jonny é um cachorro cego que foi abandonado. Em suas andanças, numa área rural, encontra três cães que zombam da deficiência dele. É acolhido por um boi e um dos cães, arrependido, pedem desculpas para o Johny.

Em 2019 foi produzido “A Jornada". O filme conta a história de Uaiti, um rapaz solitário que, de repente, começa a sentir que a vida poderia ser mais colorida. Decide então sair em busca de novas aventuras e nessa jornada conhece amigos que irão mudar sua vida para sempre.

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, lembra que no Brasil cerca de dois milhões de pessoas possuem transtorno do espectro autista e sofrem com o preconceito que limita a forma como elas são vistas. “Com a iniciativa de nossa unidade educativa, queremos debater o tema e reafirmar que todos nós somos inteligentes e capazes”.

PROJETO NÚCLEO DE CINEMA MARIA TOMÁZIA COELHO

O projeto Núcleo de Cinema Maria Tomázia Coelho tem como objetivo proporcionar aos estudantes a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades por meio da produção de audiovisuais utilizando equipamentos como celulares e editores de vídeos simples e acessíveis.

De maneira interdisciplinar, o projeto promove a melhoria da articulação entre as disciplinas curriculares e a efetivação de novos vínculos dos estudantes com a escola.

Estruturado em quatro eixos, o Núcleo procura estabelecer parcerias para estimular a pesquisa, a produção e a divulgação dos filmes feitos pelos estudantes.

Desde o início de suas atividades, em 2013, já atendeu mais de 350 estudantes do 1º ao 9º ano, realizou cinco mostras de exibição na escola sob a orientação de professores de diversas disciplinas e participou de eventos nacionais.

Os 76 filmes de curtas metragens produzidos pelos estudantes vão dos documentários à ficção, incluindo filmes de animação que utilizam técnicas variadas. As produções podem ser visualizadas no Blog do Núcleo de Cinema - http://nucleodecinemamtc.blogspot.com/ - que também disponibiliza reportagens veiculadas na mídia sobre o trabalho realizado.

Desafios na escola para alunos autistas - https://youtube.com/watch?v=UkSNq3uPQd4&feature=share