08/04/2022 - SME - Educação
Prefeitura de Florianópolis realiza Semana Municipal do Livro Infantil
Evento ocorrerá de 11 a 18 de abril em diversos locais da cidade e em unidades educativas

foto/divulgação: Arquivo SME

De 11 a 18 de abril, a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, realiza a Semana Municipal do livro Infantil. Em diversos locais da cidade e em escolas e creches haverá uma série de atividades artísticas e culturais.

A abertura oficial ocorrerá na segunda-feira (11), às 14h30, na sede da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, no Estreito, região continental. Haverá lançamentos dos livros “O orocongo do menino Gentil”, de Priscila Freitas, e de “A rosa kaingang”, da ilustradora Letícia Losso.

Priscila Freitas narra a história de Gentil, um ilustre morador de Florianópolis que disseminou a cultura africana, afro-brasileira e açoriana por meio da sua cantoria e do seu instrumento musical de origem africana chamado "orocongo".

A ilustradora, Letícia Losso, participou do livro “A rosa Kaingang”,que conta a trajetória amarga e doce de Morena Rosa, uma menina que fugiu da escravidão em busca de liberdade e a encontrou no seio de uma tribo indígena do sul do Brasil.

Serão ministradas oficinas de desenhos pelo artista plástico Luciano Martins, que igualmente tem trabalhos dele expostos na biblioteca, e por Letícia Losso. Na abertura, haverá ainda contação de histórias e declamação de poesia.

Pela manhã de segunda-feira, dia 11, a Secretaria Municipal de Educação inaugura a nova biblioteca da Escola Básica José Jacinto Cardoso. O espaço recebeu o nome de Ziraldo , em homenagem ao cartunista, chargista, desenhista e humorista brasileiro. Ele é criador do personagem “Menino maluquinho”.

A Semana tem a parceria da Biblioteca Estadual de Santa Catarina, Sesc Prainha, Livraria Paulus e Fundação Badesc. Todos esses locais estarão desenvolvendo ações literárias.

Até o dia 18 de abril, em sua décima terceira edição, a semana terá atividades também na Biblioteca Municipal Barreiros Filho e no Centro de Educação Continuada (CEC) da Secretaria de Educação.

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, trata-se de um momento ímpar de visibilidade das ações literárias que já ocorrem durante o ano, assim como visa fortalecer o gosto pela leitura e a valorização do livro como um importante instrumento de aprendizagem e de ampliação prazerosa de conhecimento e de experiências.

CONTOTERAPIA

No dia 12 de abril, terça-feira, entre as atividades em unidades educativas, a jornalista Ana Lavratti, autora de oito livros, estará na Escola Básica Municipal Paulo Fontes, em Santo Antônio de Lisboa, para oficinas de contoterapia.

Acompanhada pela coach e contoterapeuta Vilca Damiani, Ana vai comandar uma dinâmica em torno do livro “Patinho Feio”, despertando entre os estudantes o respeito às diferenças, a inserção social e a busca pelo seu lugar de pertencimento.

Obra de domínio público, escrita por Hans Christian Andersen em 1843, “O Patinho Feio” foi adaptado por Ana Lavratti para 2022. Com mestrado em Estudos da Tradução, pela UFSC, a jornalista inseriu na narrativa elementos do nosso tempo, como videogame, celular e redes sociais, com os quais os ouvintes sempre se identificam. Para tornar a mensagem ainda mais efetiva, o projeto ganhou um hino: amúsica “Preconceito, não aceito”com arranjos e interpretação de Rute Gebler e Cristiano Mendonça.

O livro que preza pela acessibilidade, está disponível na versão Áudio-livro (leitura de um livro em voz alta feita por um narrador, ou por atores) para cegos e com legenda para surdos, pelo YouTube Projeto Releituras Livro Acessível. A ilustradora da obra, Adri Volpi, também reproduziu as imagens em alto-relevo, em quadros com textura, plumas e cascas de ovos, assim os alunos com deficiência visual podem usufruir da arte inclusiva.

ALÉM-MAR

No dia 13 de abril, uma atração será “Conversas além-mar: diálogos entre literatura infantil de Moçambique e literatura infantil produzida no Brasil”. Haverá um bate-papo entre escritores moçambicanos Mauro Brito, Celso Cossa e Pedro Lopes e as escritoras brasileiras Madu Costa e Eliane Debus a partir das 10 horas da manhã. A transmissão será feita pelo Portal Educacional da Prefeitura: https://www.youtube.com/c/PortalEducacionalFloripa.

A Semana foi instituída em 2010, pela Lei Municipal 8.125/2010, e em consonância com o Plano Nacional do Livro e da Leitura de 2006, dos Ministérios da Educação e da Cultura. Ocorre sempre no período de comemoração do Dia Nacional do Livro e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, 18 de Abril.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 11 DE ABRIL - SEGUNDA-FEIRA

9h – INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA ZIRALDO
Local: EBM José Jacinto Cardoso
Endereço: Rua Marcus Aurélio Homem, 132 Trindade.

ABERTURA OFICIAL- 14h30

Local: BIBLIOTECA MUNICIPAL PROFESSOR BARREIROS FILHO
Endereço: Rua João Evangelista da Costa, nº 1160 – Estreito

-Exposição e oficina de desenhos