08/04/2022 - SMPI - IPUF
Crescem APPs em Florianópolis: confira mapa físico e político atualizado

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), divulgou o novo Mapa Físico e Político 2022, em comemoração aos 349 anos da Capital. A oitava edição do mapa apresenta uma leitura atualizada da cidade, com inserção de novas unidades de conservação, trilhas e a manutenção de nomes históricos.

Entre as mudanças mais significativas do mapa anterior para o atual, está o aumento de 45% na área destinada às Unidades de Conservação, que subiu de 132km² em 2019, para 192km² em 2022. No fim do ano passado, houve a inclusão das novas Unidades de Conservação criadas pelo Município, a REVIS Meiembipe e a REVIS Morro do Lampião. Atualmente 44% do território de Florianópolis é Área Natural Protegida. Na urbanização da Capital, houve crescimento de 98km² em 2019 para 105km² em 2022, que pode ser visto principalmente nas áreas de planície do território, no Sul e Norte da Ilha.

A manutenção da identidade histórica de Florianópolis foi outro ponto importante nesta edição do Mapa Físico e Político. Para isso, foi realizada uma pesquisa histórica em mapas do século XVIII, XIX, XX com o objetivo de manter nomes de locais históricos. Outra novidade presente na publicação, foi a inserção do Estuário Fritz Muller, criado em comemoração aos 200 anos de nascimento do naturalista e botânico teuto-brasileiro. A edição apresenta também um aumento no mapeamento de nomes locais de morros, rios e praias, além da inserção de novas trilhas e caminhos.

O mapa físico está sendo distribuído para as Secretarias Municipais, Câmara de Vereadores, escolas e para a população no geral que solicitar presencialmente no IPUF. Para acessar online o Mapa Físico e Político 2022 de Florianópolis: https://bit.ly/floripamapa