08/04/2022 - SEMAS - Social
PMF capacita profissionais de educação para atuação em serviços de assistência social
Formação iniciou no dia 29 de março e vai até 05 de maio

foto/divulgação: Imagem: Divulgação/PMF

Capacitação de profissionais da educação para atuação em serviços de assistência social

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do setor de Educação Permanente da Secretaria de 
Assistência Social, está realizando capacitação de profissionais de educação, cedidos pela Secretaria de Educação, para atuação com crianças e adolescentes nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município e instituições parceiras.
 
Ministrada pela palestrante Vânia Guareski, assistente social da Associação de Municípios da Grande Florianópolis, a atividade é desenvolvida em três etapas, totalizando 15h de formação. Em torno de 100 profissionais, divididos em duas turmas, participam de forma virtual. Além dos professores, gestores da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social também acompanham as palestras ofertadas.
 
A capacitação tem o intuito de preparar os profissionais de educação para as necessidades específicas dos serviços de assistência social, como destaca Renata Vieira, responsável pela coordenação geral dos CCFVs e dos serviços de Educação Permanente de Florianópolis. “Esses profissionais já têm o conhecimento da realidade escolar. O que nós queremos é garantir que compreendam também as políticas de assistência social, como funcionam os serviços de convivência, além das diferenças entre suas áreas de atuação de origem e aquela na qual irão entrar”.
 
O cronograma da capacitação varia de acordo com a turma. Para a turma 01, os encontros acontecem no turno matutino, das 09h às 12h. A primeira etapa foi realizada no dia 29 de março, com o segundo e terceiro encontro marcados para os dias 12 e 26 de abril, respectivamente. 
 
Já a turma de número 02, do turno vespertino, iniciou o processo de formação na última quinta-feira, 07 de abril, com sequência programada para os dias 20 de abril e 05 de maio, em encontros das 14h às 17h.